7 de janeiro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Esqueleto das construções tem função essencial

Daniel Castellano/ Gazeta do Povo / A estrutura está “enterrada” e geralmente não pode ser vista na superfície
A estrutura está “enterrada” e geralmente não pode ser vista na superfície

São as paredes, o chão e o telhado de um imóvel que transmitem a sensação de proteção. Para que o sistema estrutural represente, de fato, amparo, é preciso tomar cuidado na hora de construir, principalmente com a fundação.

Como o sistema estrutural fica, geralmente, “enterrado” e é de difícil acesso, a atenção na hora de executar a obra tem de ser redobrada. A fundação tem a tarefa distribuir todos os esforços e cargas que vem da edificação para o solo. “A escolha pelo tipo de material e de fundação vai depender do solo onde o imóvel será construído”, exemplifica o engenheiro civil, especialista em estruturas, Fausto Perreto.

Manutenção

Para evitar o colapso na estrutura do imóvel, os especialistas recomendam um check-up, com atenção a fissuras e rachaduras e se elas representam ou não um risco estrutural.

Para que o imóvel chegue até o esgotamento, é comum que uma série de fatores de risco seja somada. “Erros de projeto ou execução, falta de manutenção, reformas sem aprovação e acompanhamento técnico são alguns dos fatores que podem contribuir para o aparecimento de problemas estruturais em edificações”, aponta Diogo Linhares de Camargo, sócio da Porto Camargo Engenharia.

Não há um prazo determinado para uma vistoria técnica, mas a indicação é que depois de 10 anos da conclusão da obra seja feita uma vistoria na estrutura. Antes, só se for detectada alguma situação preocupante, como rachaduras que evoluem muito rápido, estalos, armaduras de aço expostas e infiltrações.

Parede
Além da função de vedar

As paredes fazem parte do sistema estrutural de um imóvel e, nas estruturas de concreto armado, elas servem apenas como elemento para fechar a estrutura ou para separar fisicamente os ambientes. “Nas edificações com o sistema estrutural de alvenaria estrutural ou em imóveis antigos onde eram construídas paredes espessas em tijolos maciços cerâmicos, elas desempenham função estrutural”, explica o engenheiro civil Fausto Rafael Perreto.

Por isso, ele alerta que, em nenhuma hipótese, deve ser feita alguma intervenção ou demolição de paredes sem a orientação de um profissional da área, que vai poder avaliar se a parede tem função estrutural. Mexer em uma parede que serve como base para a estrutura pode resultar até na demolição do local.

Além da estrutura, as paredes também tem função e podem gerar preocupação com relação ao desempenho térmico-acústico do imóvel. “Por isso, atualmente, os materiais mais utilização para a execução das paredes são o bloco cerâmico, o bloco de concreto e as paredes de dry-wall”, enumera o engenheiro Diogo de Linhares Camargo.

Cobertura

O telhado dos imóveis possui função de proteger a edificação contra as intempéries do tempo. Junto com as telhas, formam o conjunto de proteção as calhas, condutores e ralos. “Esses elementos devem estar funcionando adequadamente para proteger a edificação e não permitir que a água da chuva fique depositada em locais onde não deveria, porque esses acúmulos favorecem a deterioração do concreto armado”, aponta o engenheiro civil Fausto Rafael Perreto.

No verão, com índices de chuvas mais intensos, é aconselhável fazer reparos e manutenção para que o excesso de chuva para evitar transtornos. A arquiteta da Doutor Resolve, Lígia Franco, explica que no período do verão a sujeira decorrente dos ventos fortes e folhas podem comprometer o escoamento da água. A limpeza regular das calhas precisa ser feita para evitar o problema.

Ela explica que existem alguns sinais que podem servir de alerta ao proprietário de que está na hora de uma revisão, limpeza e em alguns casos da troca das telhas. Pequenas passagens de luz no telhado, por exemplo, são as mesmas que darão início às goteiras. Manchas de umidade ou pontos mais escuros que fazem contraste com o restante da pintura também podem indicar problemas.

Fonte: Gazeta do Povo

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>