24 de junho de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Economia de água nas áreas comuns

Instrua os porteiros, faxineiros e zeladores sobre como economizar água

Faxina

  • Substituir o esguicho pela vassoura, na limpeza de pisos na área externa. O resultado é o mesmo. Para áreas internas, como hall e salão de festas, um pano umedecido em um balde com água e produto de limpeza é a melhor solução.
  • Limpe o chão da garagem apenas quando necessário, e sempre com um pano molhado no balde, nunca com a mangueira ou equipamentos de água pressurizada.

Jardim

  • Regar no começo da manhã ou no final da tarde, momentos em que ocorre menor evaporação de água – portanto, evitando-se o desperdício. No inverno, regar em dias alternados e de preferência nos primeiros horários da manhã. Evitar a rega à noite, pois poderá provocar proliferação de fungos nas raízes.
  • Para efetuar a rega, o ideal é que a água utilizada seja de reúso, e que a mesma seja feita com um regador, e não com a mangueira.

Piscina

  • Sem cobertura de proteção, exposta ao sol e à ação do vento, ela perde aproximadamente 3.785 litros/mês por evaporação – o suficiente para suprir as necessidades de água potável de uma família de 4 pessoas, para beber, por cerca de um ano e meio. Providencie uma cobertura para a piscina: isto reduzirá a perda em 90%.
  • Fazer a retrolavagem mensal após a chuva (retirando a cobertura de proteção). A água eliminada pela retrolavagem é equilibrada pelo acréscimo das chuvas.
  • Ao fazer a limpeza rotineira, não selecione “retrolavagem”, mas “filtrar”, para evitar desperdícios.

Hidrômetro

  • Checar  diariamente  o consumo de água do condomínio: definir o consumo médio por dia e procurar vazamentos  logo que houver uma alteração significativa. Clique aqui para aprender a ler o hidrômetro.

Durante falta d’água

  • Fechar o registro de entrada, para evitar que o ar que fica nos encanamentos seja marcado pelo hidrômetro como água consumida.

Inspeção predial

  • Qualquer sinal de infiltração, o zelador e o síndico devem ser notificados no mesmo dia. O problema pode ser oriundo de um vazamento e o quanto antes for feito o reparo, menor o desperdício
Fonte: SindicoNet
sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>