Se você é uma das inúmeras pessoas que têm dificuldades na hora de diferenciar as cerâmicas dos porcelanatos, não se preocupe. Reunimos algumas diferenças entre esses dois materiais tão comuns e parecidos para que não haja mais dúvidas na hora de escolher entre um e outro.
O porcelanato tem sua origem na Itália e chegou ao Brasil há cerca de 20 anos, tornando-se sensação no mercado. Entre suas características estão a maior resistência em relação à cerâmica comum e uma homogeneidade grande nas peças, com acabamento mais requintado. Já os revestimentos cerâmicos sempre foram comuns no Brasil, desde a época da colonização portuguesa.
A principal diferença entre os materiais está no momento da produção. O porcelanato possui um processo tecnologicamente mais complicado que o da cerâmica, pois é feito através da mistura de porcelana e diversos minerais em uma temperatura de mais de 1200ºC. A partir desse processo, o porcelanato recebe mais resistência, aumentando a durabilidade, o que o faz ideal para lugares com alto tráfego, como aeroportos e shopping centers.
No entanto, a alta tecnologia inserida na fabricação do porcelanato não indica que o revestimento seja o melhor. A cerâmica também possui características que fazem muitos optarem por ela ao decorar ambientes, principalmente pelo resultado estético dado ao local aplicado, pois as cerâmicas são muitas vezes mais charmosas e com acabamentos mais elegantes que o porcelanato.
Fonte: Ademilar