O condomínio é responsável pela limpeza das áreas internas dos elevadores, como cabina, portas, batentes, soleiras, espelhos e botoeiras. Confira alguns cuidados que devem ser tomados na realização desta tarefa:
1) Luminária: Utilize pano levemente umedecido com água e sabão neutro.
2) Vidro e espelho: Limpe com produtos específicos para vidros disponíveis no mercado, em seguida passar um pano seco e macio.
3) Botões e indicadores: Como há diversos tipos de botões, o mais correto é procurar o responsável pela manutenção para verificar o procedimento adequado. Deve-se tomar muito cuidado na limpeza da botoeira e seus botões para não danificar componentes. Em geral o mais indicado é utilizar um pano levemente umedecido.
4) Aço inoxidável: Limpe com sabão neutro diluído em água morna. Passe o pano levemente úmido e logo após o pano seco. Para painéis em aço escovado, passar o pano no sentido da escovação.Não use saponáceos, esponjas de aço durante a limpeza ou raspe a superfície com lâminas.
5) Pedras e ladrilhos: Limpe com pano umedecido com água e sabão neutro.
6) Soleiras: Passe aspirador para retirar resíduos existentes nas canaletas.
Oriente a equipe de limpeza do condomínio para evitar que a água da lavagem ou o lixo dos halls caia nos vãos das portas. Isto pode afetar peças e componentes do elevador e causar gastos desnecessários.
Manter um ambiente limpo é um benefício para a nossa saúde e no elevador isso não é diferente. Tomando alguns cuidados os usuários podem colaborar que para que o equipamento fique limpo e agradável, além de contribuir para a preservação do patrimônio. Confira agora algumas dicas a serem repassadas aos condôminos:
- Evitar comer dentro do elevador;
- Não jogar lixo ou deixar cair objetos no poço do elevador;
- Evitar colocar as mãos nos espelhos;
- Cuidado ao transportar recipientes com líquidos, como galões de água, que podem estourar e danificar peças importantes;
- Não deixar cair lixo nas soleiras de cabinas ou pavimento, pois podem prejudicar o fechamento das portas ou, até mesmo, provocar a paralisação do equipamento.
Fonte: Atlas Schindler