16 de dezembro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Dicas para decorar a mesa de Natal

O Natal está chegando e um dos elementos mais importantes da comemoração é a ceia. Por isso a decoração da mesa não pode passar despercebida e deve estar em sintonia com o clima natalino, trazendo paz e harmonia.  A designer de interiores Anna Paula Gomes, professora do CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões), lembra que a mesa deve se convidativa para estimular o paladar e o clima de confraternização. “A mesa pode ter elementos simples, mas que farão toda a diferença no momento da ceia como o uso de velas e as cores da festa”, conta.

A primeira dica está na escolha da toalha, que pode se temática ou colorida. Toalhas brancas permitem ousadia nos outros itens como louças, guardanapos e arranjos. Ao usar toalhas coloridas como vermelho e verde, o ideal é optar por louças brancas e fazer uma descontração nos guardanapos com desenhos de Natal. “Se preferir uma toalha alegre com motivos natalinos, o ideal é utilizar elementos de uma cor só como guardanapos vermelhos, verdes ou brancos para que a decoração não fique muito carregada. O importante é que a decoração da mesa harmonize com o restante do ambiente”, explica Anna.

Segundo a professora, os arranjos e as velas são itens indispensáveis que trazem sofisticação e aconchego. Para aqueles que preferem uma decoração mais clássica, as velas podem ser dispostas em candelabros. Nesse caso, as cores indicadas são tons neutros com detalhes em dourado ou prata. Velas pequenas podem ser colocadas dentro de recipientes com água, trazendo um charme diferente. “Para o centro da mesa o arranjo de flores artificiais ou naturais é uma boa opção. Outra ideia é preparar um arranjo comestível com frutas vermelhas, intercalando com flores da estação, que vão trazer um aroma especial à ceia”, sugere.

Quanto à louça, Anna recomenda optar por cores neutras, pois ficará mais fácil harmonizar com o restante da decoração. “Algumas pessoas gostam de criar uma decoração descontraída com o uso de louças natalinas. Nesse caso, se a louça é temática, dê preferência a uma cor sóbria nos outros elementos. Isso não significa deixar o ambiente menos alegre e, sim, menos carregado de informação”, explica.

Para aqueles que guardam os enfeites das comemorações passadas, vale o reaproveitamento de materiais. “Na decoração sempre podemos optar pela sustentabilidade, o que também ajudará a economizar no momento de comprar novos produtos. Separe aquelas peças que podem ser reutilizadas para compor uma nova decoração, lembrando que algumas podem ser repaginadas e ganhar novas cores ou elementos como fitas e laços. Com um pouco de criatividade é possível criar novos ambientes com o mesmo material”, finaliza Anna.

Fonte: Paranáshop

 

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>