18 de junho de 2015   Publicado por: Garante Araribóia

Dicas para conservar roupas e armários no inverno

Manter o bolor e o mofo longe das suas roupas é importante, ainda mais agora que o inverno está chegando 

Por Simone Serrano*

O inverno está batendo à porta e agora é hora de ficar atento ao surgimento de umidade e mofo na casa, nos armários e roupas. O mofo ou bolor é causado por um fungo que aparece em áreas de alta umidade sem ventilação ou sem a presença de sol. Se não aparecer grande quantidade, normalmente são inofensivos e não causam danos à saúde. Porém, quando expostos a uma alta concentração desses microrganismos, podemos desenvolver algumas doenças – principalmente respiratórias. Conservar roupas e armários no inverno é importantíssimo, além de levar muito mais organização ao cômodo.

Os riscos são ainda maiores para as pessoas alérgicas que, naturalmente, apresentam maior sensibilidade. Nesse caso, podem ocorrer crises de asma, bronquite, rinite e sinusite, por exemplo. Por sorte, é possível utilizar produtos de limpeza do dia a dia para acabar com os fungos e impedir que eles voltem a aparecer.

Veja aqui algumas orientações e dicas que eu preparei para você manter seus armários e roupas longe destes microrganismos:

Armários

Se o armário for embutido, certifique-se primeiro que não está sendo afetado por umidade de outra paredes e se existem placas de isopor separando-o da parede, para evitar o contato direto. Se houver umidade nos armários, limpe periodicamente com uma solução de 50% de água e 50% de vinagre branco, que funciona como antibactericida e evita o reaparecimento do mofo.

Em casos mais críticos, borrife vinagre puro em toda a área interna dos armários, deixando tudo aberto por algumas horas ou até que o móvel esteja totalmente seco. Aproveite e coloque produtos que absorvam a umidade, como cal, pedra de carvão em um pirex – evite o contato do carvão com roupas para não manchar -  giz escolar embalados em saquinhos de tecido/TNT, bicarbonato de sódio em potinhos abertos – coloque-os em local que não seja possível derrubar, para evitar sujeira -  ou mesmo as várias opções de produtos antimofo disponíveis em lojas.

Roupas

Mantenha as janelas e as portas dos armários abertas para favorecer a ventilação e, sempre que houver sol, procure colocar roupas e sapatos para receber luz solar.

Toalhas de banho e panos de prato tendem a mofar com maior facilidade. Então, sempre pendure-os no varal, se possível, para receberem sol e secarem por completo. Nunca guarde roupas úmidas no armário. Isso será um grande causador de mofo e poderá transmitir para outras peças dentro do armário.

E se encontrar roupas mofadas, algumas dicas de limpeza:

1. se for roupa branca, deixe-a de molho em um agente branqueador ou passe uma escovinha com água e vinagre branco antes de lavá-la normalmente;

2. se for roupa colorida, umedece-a com suco de limão antes de lavá-la normalmente;

3. se for roupa de tecido mais resistente, esfregue-a com uma mistura de sal, vinagre branco e suco de limão, lave-a normalmente e deixe secar ao sol;

4. se for roupa de um tecido mais delicado, mergulhe-a no leite, após lave normalmente com um sabão neutro.

E a melhor forma de manter o mofo longe de casa é abrir diariamente portas e janelas, fazendo com que o ar ventile por todos os cômodos. Além, é claro, da limpeza periódica e preventiva dos locais úmidos para evitar o reaparecimento dos indesejáveis fungos causadores do problema.

*Simone Serrano é Personal Organizer qualificada pela OZ! Organize sua Vida e sócia-pioneira da Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade - ANPOP Brasil. Também é diretora fundadora da Organizzarte, empresa que tem como principal objetivo oferecer soluções de organização que trazem benefícios como redução do estresse diário, praticidade, funcionalidade, conforto e oferecendo mais tempo livre.

Fonte: ImovelWeb

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>