17 de outubro de 2012   Publicado por: Garante Araribóia

Despesa em condomínio é 60% maior que há dez anos, diz pesquisa

Um levantamento realizado pela Lello Condomínios concluiu que as despesas anuais dos condomínios na cidade de São Paulo estão 60% maiores, quando comparadas ao gasto dez anos atrás.

A pesquisa foi realizada a partir da amostragem de edifícios residenciais administrados pela imobiliária (ao todo são 1.600 unidades). A média de gastos anuais para cada empreendimento analisado é de R$ 468 mil reais.

A empresa estima que, quando aplicada a média no universo de 20 mil condomínios existentes hoje na cidade de São Paulo, as despesas totais no setor sejam de R$ 7,8 bilhões.

Para Márcia Romão, gerente de relacionamento Lello Condomínios, os dados representam um aumento no custo de infraestrutura –80% da verba arrecadada pelos condomínios é destinada ao pagamento de despesas com funcionários, encargos e manutenções.

“Com o boom do mercado imobiliário a mão de obra está mais cara e escassa. Hoje, um profissional qualificado, como porteiro ou zelador, possui um remuneração melhor. Além disso, o gasto com equipamentos de segurança aumentou consideravelmente com passar dos anos”, explica.

Fonte: Folha de S. Paulo
sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>