7 de outubro de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Decoração country: como fazer?

Utilização de madeira, cores quentes e do xadrez caracterizam a decoração country, muito utilizada em salas de jantar.

Não é de hoje que a decoração típica do campo invade as cidades, desde as simples até as mais modernas. O ar interiorano é bastante apreciado nas grandes metrópoles, principalmente por transmitir o sentimento de tranquilidade e simplicidade. O estilo country faz parte desse estilo, saindo de vez dos filmes e das cidades pequenas para se instalar na vida urbana.

Será que essa tendência cai bem para todos os tipos de ambiente?

O conceito do country

Além da simplicidade, essa decoração é caracterizada pelo aspecto rústico e campestre, que pode ser obtido com mobiliários em madeira. Muitas vezes, esses móveis são lixados para que a parte da madeira fique à mostra, deixando a peça com um ar desgastado.

Casas mais clássicas e modernas não recebem tão bem a decoração country, por ser mais indicada para ambientes que já tragam consigo determinados conceitos. Mas, vale salientar que esse tipo de decoração até pode adquirir um aspecto mais elaborado, de acordo com os detalhes aplicados em cada móvel, como, por exemplo, a utilização de verniz escuro.

Cadeiras, estantes e portas podem ter cortes e relevos mais diferenciados e refinados. Seguindo a mesma lógica, peças mais simples, excluem — na maior parte das vezes — os detalhes, dando preferência aos cortes retos.

Country para todos os ambientes

A tendência country pode ser utilizada em todos os ambientes da sua casa. Porém, os mais escolhidos para receber esse estilo caipirasão as salas de estar, de jantar, as varandas e as cozinhas. Você pode até fazer um cômodo unindo a sala e a cozinha.

A escolha das cores

Além de optar por móveis em madeira para acertar no estilo da decoração, é essencial escolher as estampas certas para acompanhar tapetes e cortinas. Os estofados das cadeiras, por exemplo, podem trazer o tradicional xadrez. A estampa pode ser inserida até nas cortinas. Opte sempre por tons mais quentes, como o vermelho.

A mesma estampa pode acompanhar as toalhas da mesa, podendo ser introduzida em mantas e almofadas. Além disso, cores contrastantes também casam perfeitamente com a madeira. São boas escolhas o amarelo, o branco e o laranja.

Os pequenos detalhes

Assim como em qualquer layout de decoração, os pequenos detalhes fazem toda a diferença na decoração country. A dica é apostar em acessórios de maneira tradicionais e simples, como tapeçarias de manta na parede, tapetes coloridos trançados, mesas vintage, potes de picles, cestas, chamarizes de pato, chapéus de peão e ferraduras.

Para deixar o ar ainda mais aconchegante, vasos com flores são também boas pedidas. Dê atenção às flores de tons coloridos e suaves, como o amarelo, o violeta, o rosa e o branco. A entrada da sua casa também pode ganhar um destaque country se bem feita.

A iluminação como toque especial

Apostar em uma iluminação especial e poderosa também faz parte do estilo country de decoração. Os castiçais, as velas, os lampiões e os candelabros são peças que combinam muito.

Além de decorar o ambiente — quartos, bibliotecas ou salas de leitura —, os itens oferecem uma sensação de tranquilidade, aconchego e paz. Mesmo que não sejam utilizados como ferramentas de iluminação, podem ser inseridos a fim de contribuir com o ar campestre.

Fonte: ImovelWeb

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>