24 de outubro de 2012   Publicado por: Garante Araribóia

Cuidados com as instalações elétricas

Instalações elétricas mal feitas estão entre as principais causas de incêndio no País, segundo estatísticas do Corpo de Bombeiros. Os dados são tão alarmantes, que tramita no Congresso um projeto de lei para obrigar prédios com mais de 20 anos de construção a fazerem uma vistoria periódica.

O engenheiro eletricista Luiz Antônio Cosenza, coordenador da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Crea-RJ, lembra que tão importante quanto o planejamento são os materiais empregados, que devem ser de qualidade, confeccionados dentro das determinações das normas técnicas. Além disso, ele reforça que somente engenheiros e técnicos eletricistas com registro no CREA, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, têm a formação necessária e conhecimento da norma que especifica as instalações elétricas de baixa tensão.

De acordo com o CREA, os problemas mais comuns são sobrecarga dos circuitos, ligação em um mesmo disjuntor de dois aparelhos que exijam circuitos individuais, e a troca do chuveiro por um mais potente sem verificar se a instalação elétrica suporta a potência do novo produto. Portanto, atenção na hora de instalar algum aparelho em casa. Procure um profissional habilitado para fazer o serviço.

Afinal, prevenção nunca é demais.

Fonte: JB FM

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>