21 de novembro de 2012   Publicado por: Garante Araribóia

Cuidados com a utilização dos elevadores

Com a proximidade de dezembro e das férias escolares, a circulação dos baixinhos nos elevadores aumenta. O alerta é de uma fabricante de elevadores, que para orientar os pais, moradores e funcionários do condomínio preparou algumas dicas de como utilizar o equipamento de forma correta e segura. De acordo com a empresa, o elevador é um dos meios de transporte mais seguros, no entanto, é preciso utilizá-lo de forma consciente, respeitando os seus limites. Abaixo, a fabricante Otis dá algumas dicas de como prevenir acidentes e manter este equipamento funcionando com segurança.

A atenção deve ser redobrada com as crianças. Elas não devem andar sozinhas em elevadores, especialmente, as menores de dez anos, pois, no caso de uma pane, não teriam maturidade suficiente para lidar com a situação. Os adultos devem orientá-las para permanecerem afastadas da porta quando estiverem dentro da cabina.

Nunca permita que crianças brinquem ou viagem sozinhas no elevador. As brincadeiras, pulos e movimentos bruscos podem ocasionar paradas e possíveis acidentes.

Brincar, pular, balançar, forçar a abertura da porta ou segurá-la com objetos e apertar botões desnecessários são algumas das ações que não devem ser praticadas. Com isso, corre-se o risco de ocasionar problemas para o funcionamento do equipamento, além de aumentar a possibilidade de uma pane.

Em caso de paradas por falta de energia ou defeito, deve-se manter a calma e aguardar o socorro dentro da cabina, que é o local seguro. As pessoas nunca devem tentar sair sozinhas, especialmente, se o equipamento estiver parado entre dois andares, pois há o risco de voltar a funcionar e causar acidentes fatais. O resgate deve ser realizado somente por profissionais qualificados e autorizados. Para comprovar a segurança, o elevador possui um freio mecânico que é acionado mesmo na falta de energia elétrica, o que impede sua queda brusca.

Dicas de segurança em elevadores

- Antes de entrar na cabina, certifique-se de que o elevador encontra-se parado naquele andar;

- Não aperte várias vezes o botão de chamada;

- Não acione dois ou mais elevadores ao mesmo tempo;

- Antes de entrar e sair do elevador, observe se a cabina está totalmente parada e nivelada no andar. Aguarde a abertura total da porta para entrar ou sair da cabina;

- Não tente apressar a abertura das portas com as mãos. Não adiante a abertura ou atrase o fechamento normal das portas;

- Não segure a porta do elevador. Isto prejudica o tráfego dos usuários no edifício.

- Se ocorrer uma pane ou falta de energia e o elevador parar, permaneça dentro da cabina;

- Com o elevador parado, nunca tente sair sozinho. Aguarde um técnico ou socorro especializado;

- Em caso de incêndio, utilize a escada. Se estiver dentro do elevador, desça até o andar mais próximo e utilize as escadas;

- Não fume dentro da cabina;

- É expressamente proibido fumar no interior dos elevadores.

- Não exceda a carga máxima estipulada pelo fabricante;

- Não ultrapasse o limite de carga indicado na placa de capacidade no interior da cabine;

- Não permita o uso da casa de máquinas para guardar materiais não relacionados ao elevador;

- Tenha a chave da casa de máquinas guardada em segurança e verifique, periodicamente, se a porta, que deve permanecer trancada, não foi violada. Esta chave deve ser manipulada somente por profissionais técnicos ou bombeiros.

Fonte: Folha do Condomínio

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>