25 de outubro de 2012   Publicado por: Garante Araribóia

Controle de pragas

Decoração de hallsCuidados ao contratar

  • Conferir se a empresa tem Alvará de Funcionamento expedido pelo Centro de Vigilância Sanitária e os produtos utilizados são registrados no Ministério da Saúde.
  • Para ter o Alvará de Funcionamento, a empresa deve ter um técnico responsável: engenheiro agrônomo, engenheiro químico, biólogo ou um veterinário.
  • Observe se consta na proposta o registro do técnico responsável, o nome do produto a ser usado e o antídoto.
  • Peça para a empresa uma inspeção no imóvel, com dia e hora pré-determinados, para a empresa elaborar um diagnóstico, e após a visita nos locais, discriminar os tratamentos que serão realizados e passar um orçamento fechado (com custo total do trabalho a ser realizado).
  • Só aceite orçamentos fechados. A cobrança por litro utilizado pode não apenas encarecer o tratamento, como também facilitar golpes.
  • Verifique a garantia do produto e do serviço.

 

Prevenção: melhor época do ano para contratar

  1. Controle de insetos deve ser feito antes de período de reprodução
  2. O período entre outubro e novembro é o mais indicado para ações preventivas contra proliferação de pragas urbanas como baratas, formigas, cupins, mosquitos e ratos nos condomínios. “É justamente nessa época, na primavera e também no início do verão, em que ocorrem os acasalamentos e a formação de novas colônias”, explica o diretor-executivo da Associação das Empresas Controladoras de Pragas do Estado de São Paulo (Adesp), Gilberto Oliveira.
  3. De acordo com o especialista, o ideal é que se faça a aplicação dos inseticidas e raticidas antes que os bichos comecem a se multiplicar. “É importante fazer a ação preventiva, porque produtos de qualidade têm duração prolongada, de seis meses”, afirma. Aliás, seis meses é a freqüência recomendada para que condomínios promovam a desinsetização das áreas comuns, segundo Oliveira.
  4. Se a área sofrer continuamente com o problema de pragas urbanas, a recomendação é de que o controle seja reforçado depois de quatro meses depois da primeira intervenção.
  5. Limpeza de caixas d’água: muitas empresas oferecem também o serviço de limpeza dos reservatórios d´água do condomínio. Esse tipo de serviço deve ser semestral e o período que antecede o verão também costuma ser o mais apropriado. Assim a água estará em boas condições para suportar uma maior demanda durante o calor da estação que está por vir.


Cuidados na aplicação

  • Todos os condôminos devem ser avisados da data e hora do serviço, com pelo menos 48h de antecedência.
  • Verifique junto à empresa se há necessidade de retirar crianças ou animais domésticos durante a aplicação, e sobre a restrição de sua circulação no período posterior, para comunicar aos condôminos.


Procedimentos a evitar

  • Porteiros e outros funcionários de condomínios não devem ser utilizados para trabalhos de desinsetização (Controle de Pragas). É uma prática ilegal e perigosa. Os produtos usados normalmente são de uso controlado, que deve ser feito por técnicos treinados.
  • O  funcionário estará expondo a sua saúde, dos moradores e dos animais domésticos ao risco de graves intoxicações, além de ser uma irregularidade trabalhista.
  • Para a segurança da população condominial, não utilize produtos sem registro na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), como o popular “chumbinho” anti-ratos. O órgão realiza testes de eficiência e toxicidade com os produtos. Também exige que os produtos tenham no rótulo recomendações sobre antídoto e procedimentos em casos de intoxicação.

 

Como prevenir

  • Pombas: 
    - Não alimentá-los;
    - Dificultar locais de pouso e construção de ninhos, com o uso de telas, por exemplo, ou esticando um fio de nylon no parapeito de janelas, preso com ganchos a 10 cm de altura.
  • Cupins: 
    - O cupim subterrâneo é o tipo mais grave e difícil de prevenir, porque os ninhos estão muitas vezes distantes do local de ataque, e se reorganizam com facilidade. Para detectar sua presença, verifique se há “túneis” ou caminhos sobre a alvenaria ou outro material.
    - Já o cupim de madeira seca não é tão preocupante para o condomínio, porque geralmente ataca uma peça isoladamente. Para prevenir sua presença na área social do condomínios: Proteção da superfície exterior das madeiras com tintas, vernizes ou outras coberturas apropriadas, com o objetivo de tapar frestas e rachaduras onde os cupins possam se alojar.
    Aplicar produto para controle de cupim em todas as superfícies não acabadas dos móveis (entenda por superfície não acabada aquelas que não tem tinta ou verniz – como por exemplo, a parte de baixo e de trás dos móveis, gavetas, etc.), assim como as juntas nas madeiras, seguindo sempre as instruções de uso.Inspeções periódicas em armários, madeiramento do telhado e outras estruturas;
  • Formigas:
    - Domésticas: apenas providências dentro das unidades/ apartamentos
    - Cortadeiras (jardim): uso de um cone invertido, de qualquer material resistente (borracha, plástico ou lata) preso ao tronco da planta. Passa-se graxa na parte interna do cone impedindo assim a subida das formigas no vegetal. A crença de passar cal no tronco das árvores para impedir a subida de formigas e outros insetos é infundada, além de deixar o ambiente visualmente poluído. Deve-se ainda, realizar o plantio de plantas sabidamente não atraentes para as formigas cortadeiras.
  • Ratos: 
    - Evitar acúmulo de materiais em garagens, porões, sótãos, telhados, depósitos e armários embutidos;
    - Inspeções periódicas nestes locais;
    - Manter jardins e canteiros conservados;

Baratas
- Utilização de ralos protetores;
- Evitar acúmulo de materiais;
- Manter jardins e canteiros conservados;
- Manter limpo os ambientes.
- Vedação de frestas.

Fonte: SindicoNet

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>