15 de janeiro de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Conheça os erros mais comuns em apartamentos pequenos

Fique atento na hora de decorar o imóvel para que não deixá-lo abarrotado de móveis e objetos

Seu apartamento é pequeno, mas você quer caprichar na decoração para deixá-lo mais charmoso? Pois fique atento às dicas das arquitetas Ana Rozenblit e Laurimar Coelho.

Para as duas arquitetas, um dos erros mais comuns é a compra de móveis com dimensões acima do espaço oferecido. “Isso é muito frequente com móveis de sala, como sofás, chaises e também com quartos na compra de camas do tipo box”, diz Laurimar.

Ana complementa dizendo que é um erro investir em móveis sem dupla função, como criados-mudos sem gavetas para guardar coisas. “Uma ideia que pode ser utilizada é o pufe que serve de mesa”, recomenda.

Prefira móveis embutidos, modulares ou feitos por medida, que ocupam menos espaço e são mais práticos e funcionais.

Laurimar alerta para que o proprietário fique atento aos acabamentos e acessórios. “Outro detalhe está nos revestimentos, cortinas pesadas, papéis de parede muito escuros ou com estampas muito grandes, pois é preciso espaço para contemplá-los a distância e, por isso, devem ser evitados”, aconselha.

Para Laurimar, a escolha das cores das paredes também deve ser cautelosa. “Cores fortes e escuras tendem a diminuir mais o ambiente. Rebaixo de teto também precisa ser avaliado com cuidado, pois há imóveis originalmente com pé direito baixo e, rebaixar o teto torna o ambiente ainda mais opressivo”, adverte.

Opte por utilizar cores neutras nas paredes, deixando as cores mais fortes para pequenos detalhes de decoração como almofadas, vasos, quadros. Lembre-se sempre de que as cores claras, como os brancos e os cremes, criam a ilusão de um ambiente mais amplo. O tom amarelo nas paredes, por exemplo, ajuda a criar um ambiente mais claro, dando destaques aos móveis.

Evite lustres compridos, que dão a sensação de diminuir a altura do cômodo. Não abuse de portas e divisórias. Sempre que possível, deixe o espaço aberto para facilitar a passagem, dando a sensação de um apartamento mais amplo. Lembre-se de que um apartamento bem iluminado parece sempre maior. Opte por tecidos translúcidos ou por persianas que lhe possibilitem controlar a incidência de luz.

Fonte: ZAP Imóveis

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>