29 de julho de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Confira dicas para escolher a cor e a tinta certas na hora de pintar a casa

O tom pode ser alegre ou aconchegante, mas o importante é saber como combinar a cor no ambiente escolhido e qual a melhor tinta para cada tipo de situação.

Com as várias opções à venda e a maior receptividade dos clientes, decoradores e arquitetos contam que se sentem mais confortáveis na hora de propor inovações. “Cores ‘clean’ não são mais carros-chefe. Uso tons que deixam o ambiente aconchegante e que quebram a monotonia”, afirma o arquiteto Gerson Dutra de Sá.

Os fabricantes de tinta divergem sobre quais cores estão puxando essa tendência, mas todos concordam que o brasileiro está usando tons mais fortes e alegres na hora de pintar a casa.

“Troquei o bege pelo vermelho. Minha sala ganhou vida. Os quadros só ganharam destaque depois da pintura”, afirma a empresária Vanessa Moura, 35. Pela proximidade da parede com a sacada, ressalta, a luz natural deixa a cor com um tom diferente durante o dia. “Fica goiaba e, à noite, vermelho intenso. Essa variação não deixa enjoar.”

A iluminação natural e as lâmpadas fluorescentes valorizam os tons de azul, e a incandescente, as cores da família do amarelo. As demais podem mudar diante de qualquer luz, então a dica é testar a cor em todas as paredes que serão pintadas e ver se o resultado agrada tanto durante o dia quanto à noite.

O presidente da Coral, Jaap Kuiper, ressalta que, nos últimos dois anos, cresceram as vendas das cores da família do vermelho, mas sem revelar dados. “Os tons mais alegres têm predominado.”

Já para o consultor de cores da Sherwin-Williams, João Carlos César, existe um público que procura cores vibrantes e alegres, mas a tendência é que esses tons deem lugar aos terrosos. “As cores terrosas começam a ganhar espaço na decoração, fruto de influências europeias. Elas são mais aconchegantes do que alegres, mas não deixam de ser fortes”, completa.

Para atender às necessidades além da estética, marcas como Suvinil, Coral, Sherwin-Williams e Lukscolor têm produtos para quem também procura bem-estar e serviço.

Os alérgicos contam com produtos sem cheiro e antibactérias. Os traumas de riscos nas paredes feitos por crianças podem ser superados com tinta lavável.

Aqueles que buscam sensações contam com tintas com toque de seda. Já os mais modernos podem conseguir um efeito semelhante ao do cimento queimado com uma tinta que imita a cor do material.

Dicas de pintura

Reconheça a parede

Perceba e corrija todas as irregularidades da superfície. Pequenos buracos, reboco fraco e pintura velha podem comprometer a qualidade do resultado

Técnica

A despesa com mão de obra especializada, às vezes, é necessária, como na pintura de divisórias de dry wall

Umidade

Ambientes como cozinha e banheiro merecem atenção e produtos especiais para combater a umidade. Se o problema aparecer antes da pintura, consulte um profissional

Fungo e bolor

Lave com cloro e água antes de pintar. Enxague com água limpa e espere secar

De olho na lata

Cada tinta tem uma finalidade, que deve estar descrita na embalagem. Antes de comprar, verifique se o produto é o mais indicado para o que deseja e consulte quais os cuidados que devem ser tomados antes de começar a pintura

Massa corrida

Ao proteger os espelhos dos interruptores com fita-crepe, passe massa corrida dos lados para evitar que a tinta penetre

Dicas de decoração

- Se quiser uma cor neutra, fuja do bege. Use branco ou cinza, que combinam com uma decoração moderna, clássica ou contemporânea

- Cores fortes e escuras, como azul marinho e amarelo-ovo, dão personalidade ao ambiente

- Prefira tinta fosca nas paredes com irregularidades. A desvantagem é que ela suja com mais facilidade.

- Não tenha medo de usar cores escuras em locais pequenos. A cor pode deixar o ambiente aconchegante. Se quiser fazer um teste antes, pinte apenas uma das paredes e capriche na iluminação

- Para ter todas as paredes coloridas, em um ambiente harmônico, é preciso prestar atenção nos móveis e na iluminação

- Ao fazer listras, escolha uma cor predominante e intercale com cores harmônicas ou branco

 

 

Fonte: Folha de São Paulo

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>