10 de setembro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Confira dicas de como aproveitar bem o porão da casa

Uma sala de TV pode ser boa alternativa, mas antes é preciso tratar a umidade e usar produtos impermeabilizantes nas paredes

O porão é, originalmente, um espaço abaixo do nível térreo da casa onde, geralmente, não há ventilação natural e que, muitas vezes, pode sofrer com a ação da umidade por estar aterrado no subsolo.

Mas nem por isso o espaço precisa ficar vazio ou destinado a guardar um monte de quinquilharias que você não tem coragem de jogar fora, mas não tem onde deixar dentro de casa.

O ambiente pode ser usado como sala de TV, de leitura, uma sala de estar ou um salão de jogos, por exemplo.

Segundo a arquiteta Adriana Victorelli, os usos do espaço podem ser diversos, desde que não exijam ventilação ou iluminação natural efetiva.

“Para uma sala de TV, por exemplo, bastará trabalhar com a pintura e o forro para redistribuir a iluminação, além de um sistema de som, mobiliário confortável e investir numa bela TV”, aconselha.

Na opinião da profissional, para utilizar esse espaço é importante, em um primeiro momento, tratar a questão de umidade e prever uma ventilação mecânica para preservar o conforto térmico-ambiental do lugar.

A arquiteta Laurimar Coelho faz algumas ressalvas. “Em geral, como os porões têm ventilação e luminosidade reduzidas, não são espaços adequados para receber dormitórios ou áreas de convivência, em especial para crianças ou idosos”, explica.

Para evitar a ação do mofo e da umidade, devem ser aplicados produtos impermeabilizantes nas paredes, bem como tintas especiais que evitam cheiro e mofo. “Cores claras são vitais para manter o ambiente mais sadio e, se possível, o projeto precisa prever uma iluminação artificial eficiente”, orienta.

Para Laurimar, uma boa dica é utilizá-los para montar uma adega de vinhos ou mesmo um depósito de ferramentas ou outros utensílios de manutenção doméstica.

Fonte: ZAP Imóveis

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>