8 de maio de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Confira 12 dicas para economizar água

Recentemente, o volume de água do Sistema Cantareira, que abastece mais de 10 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, atingiu o seu menor nível histórico — 15,7% da capacidade total.

Dê preferência ao regador na hora de molhar suas plantas (Fotos: ThinkStock)

Embora as autoridades descartem momentaneamente o racionamento da água, a população de São Paulo e de todo o Brasil também pode fazer o que está ao seu alcance para economizar ou reutilizar a água.

Para tanto, separamos 12 dicas para quem quer se empenhar nessa tarefa. Confira:

NO QUINTAL

1- Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal da sua casa. Assim você evita perder 280 litros de água. Para eliminar a sujeira acumulada que não sai facilmente, a dica é usar a técnica do pano umedecido com água de enxágue da roupa ou da louça.

2- Use balde e pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Do contrário, você vai consumir 560 litros de água em meia hora. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Quem lava o carro somente uma vez por mês com balde gasta apenas 40 litros.

Evite usar a mangueira de água na hora de lavar o carro

3- Utilize um regador para molhar as plantas, e não a mangueira. Dessa forma dá para evitar o consumo de 186 litros a cada 10 minutos de torneira aberta. Durante o verão é possível economizar ainda mais se a rega for feita de logo cedo, pela manhã, ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. Já no inverno esse processo pode ser feito dia sim, dia não, pela manhã.

4-  Cubra a piscina regularmente. Piscinas de tamanho médio expostas ao sol e à ação do vento geram a perda de aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e meio aproximadamente, considerando o consumo médio de 2 litros / habitante / dia. Com uma cobertura, a perda é reduzida em 90%.

5- Regularmente, confira o hidrômetro instalado na sua casa e faça a leitura do consumo. Dessa forma, será possível conferir sua conta e controlar a água utilizada.

NA COZINHA

Acione a torneira apenas na hora do enxague da louça. Mantenha o registro fechado enquanto ensaboa os pratos e panelas

6- Na hora de lavar a louça limpe os restos de comida dos pratos e das panelas com esponja e sabão e só depois abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado com a torneira fechada, e abra-a apenas para um novo enxágue. Com a torneira aberta durante 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com essa dica de economia o consumo pode chegar a 20 litros.

7-  Quem utiliza a máquina de lavar louça pode acioná-la apenas quando ela estiver cheia de utensílios. Isso também vai gerar economia de energia.

NO BANHEIRO

8- Procure gastar apenas cinco minutos no banho e tente fechar o registro na hora de se ensaboar. Para se ter uma ideia da economia que essa atitude gera, banho de ducha de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Com registro fechado (ao se ensaboar), o tempo de uso da água cai para 5 minutos e o consumo será de 45 litros.

 

9- A regra da torneira fechada vale também na hora de escovar os dentes. Acione o registo apenas quando necessário (molhar a escova ou enxaguar a boca). Quem vai além e utiliza um copo de água para fazer o enxágue consegue economizar mais de 11,5 litros de água.

10-  Seja rápido e moderado também na hora de lavar o rosto ou se barbear. E nesses casos a regra da torneira fechada mencionada no tópico 9 também vale para gerar economia.

11-  Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros.

NA ÁREA DE SERVIÇO

12-  Acione a máquina de lavar apenas quando juntar um volume considerável de roupa suja. Procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana. Caso use o tanque para realizar essa tarefa, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue e aproveite-a para lavar o quintal ou a área de serviço.

Utilize a máquina de lavar quando tiver um bom volume de roupas sujas

Lavar roupa no tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, equivale gastar 279 litros de água. A lavadora de roupas com capacidade para 5 quilos, gasta 135 litros.

Impacto no bolso – Os moradores atendidos pelo Sistema Cantareira de abastecimento de água, que reduzirem o consumo em 20%, serão bonificados com desconto de 30% no valor da conta. Confira abaixo como é possível saber qual sistema abastece seu imóvel.

Confira em sua conta de água qual sistema abastece seu imóvel (Foto: Reprodução – Sabesp)

Habitantes de outras cidades e regiões podem entrar em contato com as companhias abastecedoras para conferir se há um programa de estímulo à economia de água.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia) para atender as necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia, segundo informações da Sabesp. Devido à pressão da água, o consumo é maior em edifícios e apartamentos

Fonte: ZAP Imóveis

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>