30 de setembro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Como limpar carpete de madeira sem deixar manchas

Cuidados na hora de limpar os carpetes de madeira são importantes para que eles não sejam danificados

Você é daquelas que não sabem direito o que fazer na hora de limpar o carpete de madeira e morrem de medo de danificá-lo? Pois saiba que você não está sozinho. Também não é para menos, com tantos produtos disponíveis nas prateleiras fica difícil escolher o certo.

Por isso preparamos um guia simples e prático para que você consiga limpar o seu carpete de madeira sem deixar manchas. Confira:

Material

O primeiro passo é identificar o material. É um carpete de madeira, laminado ou madeira natural? Essa confusão é perfeitamente natural, por isso vamos te explicar direitinho:

Carpete de madeira

É mais fino que a madeira natural, e é composto de folha de madeira natural e madeira compensada. Diferentemente dos pisos de madeira que são colados, o carpete de madeira é instalado facilmente utilizando o encaixe macho-fêmea por cima de uma manta.

Pisos laminados

O piso laminado se assemelha muito ao carpete de madeira, tanto na colocação quanto na base. A principal diferença entre eles é o revestimento final. No carpete de madeira o acabamento é feito com folha de madeira e nos piso laminado é feito com um material chamado laminado melamínico.

Pisos de madeira

São feitos totalmente com madeira natural, e por isso também costumam ser os mais caros. Geralmente são de peroba, carvalho, ipê e tauari e costumam ser muito resistentes.

Na hora de limpar

Agora que você sabe identificar o material do seu piso é hora de aprender a limpá-lo sem medo.

Carpete de madeira e pisos laminados

Para fazer a limpeza do dia a dia utilize uma vassoura com cerdas macias, ou se preferir use o aspirador de pó. Em seguida você pode passar um pano levemente úmido para tirar a sujeira mais pesada. Se você exagerar na quantidade de água o piso pode “inchar” e criar aquelas bolhas indesejadas, portanto atenção! O ideal é passar o pano com uma pequena quantidade de detergente neutro. Por exemplo, se você utilizar no balde 2,5 L você deve colocar meia colher de sopa de detergente neutro.

Uma dica valiosa para quem tem animais em casa é higienizar o piso com vinagre. O correto é colocar duas colheres de vinagre para cada litro de água, pois além de higienizar o ambiente ele também atua como desinfetante. É importante lembrar que não se deve passar produtos feitos de silicone, cera ou qualquer outro tipo de abrasivos. Os produtos com silicone criam uma camada de gordura sobre o chão, o que leva posteriormente ao aparecimento de manchas. No caso dos produtos abrasivos, como por exemplo, uma escova de aço, eles devem ser vetados na hora da limpeza, pois riscam e danificam o carpete e o laminado.

Madeira natural

Com o este tipo de piso não é recomendável passar nem um paninho úmido, pois isso pode levar ao descolamento do rejunte e retirada do verniz, fazendo com que no futuro apareçam rachaduras. Faça a limpeza utilizando apenas vassoura, aspirador e pano seco.

Com estas dicas, você manterá seus carpetes de madeira com aparência de novos por muito mais tempo!

Fonte: Imóvel Web

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>