17 de julho de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Como escolher o papel de parede ideal?

Voltando à moda após ficar esquecido, os papeis de parede podem ter várias aplicações, específicas para cada cômodo.

Os papéis de parede são itens decorativos que nos séculos passados eram utilizados nas casas e palácios nobres, como sinal de riqueza e requinte. Em meados do século XX, o material caiu em desuso, sendo considerado ultrapassado e fora de moda. Com o desenvolvimento do design gráfico e a criação de versáteis padronagens, o adereço voltou com tudo nos últimos anos, prometendo renovar e trazer ares modernos para os ambientes.

Entretanto, com tantas opções de desenhos e padrões fica difícil saber qual é mais apropriado para os ambientes disponíveis na casa. Mas, para isso sempre há uma dica ou uma boa sugestão.

Listras horizontais e verticais

papel de parede listras - Pesquisa do Google

A escolha desse papel de parede é acertada se você deseja dar amplitude ao espaço. As listras horizontais alongam o ambiente para os lados, causando a impressão de que ele é mais amplo. As listras verticais, por sua vez, dão a impressão de que o pé direito do ambiente é mais alto, ideal para cômodos com o teto baixo e pouco espaço disponível. A principal dica é essa: papéis de parede criam efeitos e sensações. Por isso, a escolha deve levar em conta o ambiente e o tipo de sensação que se deseja gerar.

Estampas pequenas e repetidas

decoração jovial com papel de parede gatos

Elas são as ideais para cômodos estreitos, pois do contrário, se for utilizado um papel com desenhos grandes e largos, o ambiente pode ficar menor ainda. Além disso, essas estampas pequenas dão volume e aconchego ao ambiente, e são ótimas em cômodos mais movimentados, como quarto, escritório e sala de estar.

Estampas largas

papel de parede

Esse tipo de estampa é ideal para locais mais extensos e com menos necessidade de aconchego e amplitude, como corredores, salas de reunião e até mesmo a cozinha e o banheiro. Esses papéis deixam o ambiente com uma coloração diferente, valorizando os cômodos.

Aplicação em uma só parede

Sem Gloss: Decoração: Papel de parede e adesivos... different color but I like the concept

Se você não deseja aplicar o papel nas quatro paredes de um ambiente, mas apenas em uma, opte sempre pela principal, que é vista logo quando se entra no local. O papel ganhará destaque e será valorizado. Pequenos quadros e porta retratos nessa parede irão chamar mais atenção para ela. Você pode ainda combinar o papel com uma outra parede pintada com cor parecida, criando um efeito harmônico no ambiente.

Borders

Certamente você já viu esse estilo em filmes e novelas e ficou encantado com ele. Os borders são faixas decorativas que dividem horizontalmente a parede, podendo dividir dois tipos de papel de parede diferentes ou uma parte com o papel e outra apenas com tinta. Eles criam ambientes versáteis e interessantes, cabendo em locais como salas e quartos. É mais comum ver esse estilo misturando estampas florais e listras verticais, sempre em cores pastéis e neutras, para deixar o ambiente tranquilo e confortável.

Quartos infantis

O papel de parede pode transformar os quartos infantis. Inspire-se: http://www.webcasas.com.br/revista/materia/decoracao/381/papel-de-parede-transforma-quarto-infantil/

O papel de parede pode ser uma escolha simples se você deseja tematizar um pouco o quarto do seu pequeno ou pequena. Nesses casos nem é necessário revestir toda a parede, mas usar os borders comentados acima. Existem diversos deles com estampas infantis de personagens, cores alegres e até cores que brilham no escuro.

Fonte: ImovelWeb

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>