14 de maio de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Como escolher a cor ideal para pintar sua fachada

A definição da cor da fachada é a escolha da roupa que sua casa vai vestir. E para optar corretamente, você deve levar em consideração alguns elementos que farão com que ela “desfile” na vizinhança. Confira:

Tendência das cores

A escolha da cor é uma questão subjetiva. Portanto, vale muito você entender as tendências. Cores mais fortes, como os alaranjados e avermelhados, costumam enjoar muito rápido. Se você não quer ousar muito, procure tons mais amenos. Eles ainda proporcionam um toque de elegância à sua casa. Tons de café com leite – do bege ao marrom – tendem a gerar conforto, já cinzas representam sofisticação. Para inovações, veja como ficam as misturas do amarelo com outras cores. O tom amarelado traz “alegria” e suavidade à fachada.

Estilo da casa

Outras duas característica que dizem um pouco para você sobre qual cor vai ficar melhor é o local onde sua casa foi construída e o estilo dela. Se há muito verde em volta ou a construção foi feita perto da serra, há quem prefira cores que ressaltem o rústico, com pintura envelhecida. Por exemplo, o amarelo envelhecido pode fazer sua residência ser um destaque.

Se a área é totalmente urbana e na residência predominam linhas retas e tem um visual clean, o sofisticado geralmente funciona bem. Nestes casos, um tom neutro de acrílico cinza dá muito resultado. Para lugares onde há muita poeira, ousar com as cores de tonalidade escura, como os tons de vermelho, pode significar uma ajuda na hora de retardar uma nova pintura.

Para os indecisos, uma opção certeira é a cartela de brancos. O branco neve, como sugestão, tem efeito térmico na residência e combina com casas onde o telhado é escondido e há muito vidro. Já quem tem uma residência com com telhado aparente, os tons areia, gelo ou cinza claro combinam melhor.

Combinação com janelas e portas

As janelas e portas geralmente são pintadas de branco, o que sempre combina com a fachada, independente da cor que foi aplicada. Mas, quem tem interesse em mudar, basta seguir a regra usar tom sobre tom ou contraste para deixar tudo em perfeita harmonia. Assim, teste um laranja na fachada e um azul nas janelas, criando contraste. Ou experimente um rosa com vermelho e veja se gosta dessa combinação.

No entanto, antes de pintar sua casa lembre-se que a parede precisa estar limpa, seca e sem resquícios de gordura, mofo, infiltrações, rachaduras e partes soltas para ser pintada. Uma dica: para acabar com o mofo, aplique água sanitária. O uso de selador, fundo preparador ou massa e tinta acrílica de acabamento precisa ser feito para que a fachada receba a tinta.

Se mesmo com todas as dicas ainda houver dúvidas com relação a cor, tente colorir quadrados de 30 x 30 cm para avaliar como as tintas ficam. Se ainda assim não souber escolher, vá até a casa e teste a cor na parede.

E aí, já sabe quais elementos deve analisar antes de pintar sua casa? Então está na hora de fazer a escolha.

Fonte: ImovelWeb

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>