14 de junho de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Como deixar a casa segura para as crianças

Quem tem criança em casa já sabe: antes de pensar na beleza do imóvel é preciso ficar atento à segurança. E isto porque objetos ou móveis aparentemente inofensivos podem ser verdadeiros vilões para os pequenos. Cada cômodo da residência merece cuidados específicos, sempre combinados com a proteção materna.

Banheiro

O banheiro é um dos cômodos que mais escondem armadilhas para as crianças pequenas. Para evitar acidentes como afogamentos é preciso fechar o vaso sanitário com travas e esvaziar a banheira logo após o uso.

Recomenda-se também que remédios e produtos como enxaguantes bucais e cremes fiquem longe do alcance e dos olhos das crianças, de preferência em armários altos e fechados.

É ideal ainda tirar a chave da porta, impedindo que a criança se tranque no banheiro, ou evitar que ela entre sozinha no cômodo.

Cozinha e lavanderia

Cozinha e criança definitivamente não combinam, afinal, não são poucos os perigos que esta área da casa esconde.

Na hora de cozinhar, deve-se dar preferência para as bocas de trás do fogão, evitando que a criança encoste nas panelas. Se não for possível, os cabos devem sempre ficar voltados para dentro do fogão. O botijão de gás, geralmente colocado no chão, deve estar sempre com a mangueira bem presa.

Normalmente anexa à cozinha, a lavanderia é outro ambiente que deve ser frequentada o mínimo possível pelos pequenos. Para evitar acidentes em momentos de desatenção, produtos de limpeza devem ser mantidos em prateleiras altas e armazenados nas embalagens tradicionais, nunca em garrafas de refrigerante, evitando que a criança queira experimentar o produto.

Baldes devem ser mantidos vazios e de cabeça para baixo para evitar afogamentos.

Sala e quarto

Ao alcance das mãos e dos olhos, as tomadas muitas vezes funcionam como imãs para as crianças, que são atraídas por estes objetos e decidem enfiar o dedo ou palitos nestes espaços. Para evitar que a criança leve um choque, é indicado tampar todas as tomadas.

Todas as janelas da casa, inclusive a da sacada ou varanda, devem ser protegidas com uma tela. É ideal não posicionar móveis como sofá ou cama perto destes locais, evitando que a criança queira pular.

A mesa das refeições deve ser coberta com toalhas mais curtas, impedindo que a criança puxe a ponta e seja atingida por tudo o que está em cima, incluindo panelas quentes, talheres e objetos quebráveis. Por falar em mesa, ela deve também deve ter as quinas protegidas com protetores específicos, que evitam arranhões ou cortes.

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>