4 de julho de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Como cuidar do jardim do condomínio

Jardins não apenas embelezam condomínios, como também os valorizam e tornam o dia a dia dos moradores mais agradável. Diante de tantos benefícios, não dá para criar um espaço deste tipo de qualquer jeito, sem tomar cuidados básicos ou contar com a assessoria de uma empresa especializada. Confira a seguir algumas dicas para que a sua grama, e o restante do jardim, estejam sempre mais verdes do que a do seu vizinho.

- Um jardim requer muitos cuidados além da rega, corte da grama e poda das plantas. Além disso, até mesmo para realizar algumas destas atividades básicas é preciso conhecer as características da planta. Por isto, é importante contratar uma empresa de jardinagem, que poderá realizar manutenções eficientes no jardim sempre que necessário.

- Se o condomínio ainda não conta com um jardim, não dá para ir à floricultura e sair comprando diversas plantas e flores apenas porque são bonitas. Contratar um paisagista é fundamental, pois ele poderá indicar quais as espécies mais adequadas de acordo com o tamanho do espaço, a quantidade de luz que incide no local e o orçamento disponível.

- Cada estação do ano demanda cuidados diferentes com o jardim. No verão, por exemplo, a rega deve ser mais frequente, assim como a aparagem da grama. No inverno a grama necessita de aeração, ou circulação do ar. Para que isto ocorra é preciso passar uma vassoura de arame no gramado após a aparagem e então fazer furos finos e profundos com o auxílio de uma ferramenta específica. Já na primavera é o momento de fazer adubação em algumas espécies de plantas, como as ornamentais.

- As pragas são o terror dos jardins, destruindo em poucos dias o que se levou bastante tempo para plantar e cuidar. Uma das pragas mais conhecidas são os pulgões, que sugam a seiva das plantas ao se alojarem nas folhas e caules. Para acabar com estes minúsculos bichinhos amarelos é possível utilizar algodões embebidos em água e álcool, mas só se houver pouca quantidade deles nas plantas. Se as folhagens estiverem infestadas, somente produtos químicos aplicados por especialistas conseguem dar um jeito.

- Embora a manutenção do jardim deva ser realizada somente por profissionais capacitados, funcionários do condomínio e moradores também podem contribuir ao retirar folhas e galhos secos, não pisar na grama, não arrancar flores e não jogar lixo nas plantas.

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>