1 de agosto de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Combinar estampas diferentes na decoração está em alta; entenda

Encontrar cor comum entre estampas é segredo para não errar

As tendências, sejam elas quais forem, estão cada vez mais integradas e, na decoração isso não é diferente. Com lugar garantido no mundo fashion, o mix de estampas invadiu os projetos de casa, apartamentos e escritórios. Conhecida como composé, a tendência mistura diferentes estampas em um mesmo ambiente.

A ideia tem como princípio levar modernidade e cores para qualquer ambiente, desde o quarto, até a cozinha e o banheiro. “Misturar formas, cores e desenhos é a oportunidade de arriscar e saiba que o uso de uma nova estampa ajuda a aliviar outras”, explica a expert Sandra Lemes Marchioreto, gerente da loja de papéis de parede, Bucalo.

Onde usar

Uma forma de colocar a tendência em prática são os papeis de parede estampados, que estão muito em alta e, em grande parte, são parte fundamental desta novo movimento. Algumas empresas já vendem opções de duas ou mais estampas combinadas.

O segredo do sucesso é ter uma cor comum entre as diferentes estampas

Além das paredes, estampas em flores, animal print, geométrico, campestres, grafismos ou listras, podem ganhar espaço em objetos maiores como poltronas e sofás. Mas também valem em elementos menores, como almofadas, luminárias, tapetes, edredons, fronhas, enfeites, quadros, ou qualquer outro artefato do ambiente. Optar por detalhes menores, facilita a troca da decoração com mais frequência.

Alinhe as cores

E qual o segredo para manter o ambiente alinhado, elegante, agradável e moderno? “Uma dica é ter uma estampa mais chamativa, as demais mais retilíneas com menos informações”, explica a arquiteta Fabiana Gimenez.

Outro ponto de extrema importância é manter as cores alinhadas. Escolher um tom em comum entre as estampas é o principal segredo para não errar. Os tons não precisam ser exatamente os mesmos, mas escolher cores que são próximas e equivalentes também é um caminho, como azul com cinza e azul com roxo, por exemplo.

Combinações

Algumas combinações são clássicas e, para quem ainda não se se sente à vontade em ousar, pode ser um começo.  “As listradas combinam com qualquer outra estampa. São elegantes e nunca saem de moda. Use uma cor ou duas que se repitam nas diferentes estampas e elas viram a ligação entre os desenhos”, explica a arquiteta Denise Monteiro.

Objetos como luminárias e almofadas também podem ser protagonistas no mix de estampas

Ela comenta ainda que além de tornar o ambiente mais agradável, as estampas também têm o poder de  “aumentar” ou “diminuir” o espaço. “Da mesma forma que as listras são usadas na moda também vale na decoração. Na horizontal, dão sensação de amplitude em um ambiente pequeno, e na vertical, dão a sensação de maior altura”, explica.

Depois de escolhidas as estampas, é preciso testar para ver como ficam no ambiente. E, o único deslize possível é pesar demais nas proporções. Cuidado para não ficar com “cara de bagunçado”, nem poluído visualmente.

Fonte: Terra

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>