18 de julho de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Caixa de gordura: o que é e para quê serve

Embora não seja obrigatória, a caixa de gordura é um item bastante importante em casas e apartamentos. Este equipamento, ainda estranho para muitas pessoas, é o responsável por acumular a gordura que sai da pia da cozinha, impedindo que ela vá para a rede de esgoto.

A caixa de gordura é geralmente feita de PVC, embora possa ser confeccionada com outros materiais, e é instalada do lado de fora das casas. Em conjuntos residenciais, apenas uma caixa atende todos os apartamentos. De acordo com a norma NBR 8160, da ABNT, o equipamento deve ser instalado em um local ventilado e que possa ser facilmente acessado. É importante ainda que a caixa seja vedada, impedindo a entrada de insetos e roedores.

Basicamente, toda a gordura da pia e da máquina de lavar louça desce junto com a água para o equipamento, que a retém na forma de blocos e garante que somente a água seja destinada à rede de esgoto. A cada três meses as caixas instaladas em apartamentos devem ser limpas.

A limpeza pode ser feita por algum morador ou por uma empresa especializada. É necessário apenas retirar os blocos de gordura, colocá-los em sacos plásticos e jogar no lixo orgânico. Há ainda a possibilidade de compras bactérias biológicas, vendidas na forma de farelo, que digerem a gordura e também limpam o equipamento.

A limpeza da caixa de gordura não deve ser adiada e isto porque quando o limite da capacidade do equipamento é atingido, há risco de entupimento dos canos, o que resulta em escoamento lento da água, cheiro desagradável e até no aparecimento de pragas como ratos e baratas.

A caixa de gordura faz um ótimo trabalho quando limpa no tempo certo, porém, algumas atitudes rotineiras impedem que a gordura desça até o equipamento. O óleo usado para frituras e os restos de comida jogados pelo ralo da pia acabam se acumulando nas paredes do encanamento e com o tempo impedem que a água escoe normalmente. Depois de um tempo, o encanamento pode entupir, o que traz vários transtornos para o proprietário.

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>