16 de outubro de 2012   Publicado por: Garante Araribóia

Bom senso ajuda a evitar conflitos

Resolver conflitos e se necessário aplicar uma advertência ou multa. Desafios com os quais os síndicos precisam aprender a conviver, caso desejem ter um período administrativo tranquilo.

No condomínio Cleveland Residence, por exemplo, há quatro anos, Hélio Costa Moreira desempenha a função. Ele relata que apenas por uma ou duas vezes enfrentou problemas, atualmente são 42 famílias. ”Os mais comuns são os relacionados ao barulho do vizinho, mas foram pouquíssimas vezes que precisei fazer algo e nessas oportunidades procurei sentar com ambas as partes e chegar a um consenso. Nunca apliquei uma multa”, diz.

Moreira sabe, no entanto, que em algumas oportunidades as advertências ou multas são inevitáveis por isso procura tomar precauções como a de sempre relembrar aos condôminos as normas que fazem parte do regimento interno. ”Se percebo que muitos moradores estão adotando procedimentos contrários ao regimento elaboro um comunicado reavivando aquilo que está na lei”, afirma.

Maria Roncatti também resolveu encarar os desafios de ser síndica e desde abril está a frente da administração do Matisse Residênce. Ali são 76 famíllias e o barulho dos vizinhos, além das manchas de óleo na garagem são as reclamações mais recorrentes, mas assim como Moreira ela busca numa boa conversa ou nos avisos por documentos as soluções para os problemas. Evito a multa. A conversa ajuda a zelar pela boa convivência, mas caso precise aplicar algo ninguém pode alegar desconhecimento.

Fonte: Folha de Londrina

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>