19 de março de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Bem-vindos, condôminos!

Integrar novos moradores às regras já estabelecidas pelo condomínio é essencial para evitar transtornos e cultivar a política da boa vizinhança

Receber bem os novos moradores é importante para manter a harmonia de qualquer vizinhança. Uma boa forma de facilitar esse processo em condomínios são os chamados “kits de boas vindas”.

O conteúdo desses kits – que podem ser tanto digitais quanto físicos – é variado, mas eles têm o propósito comum de deixar o recém-chegado a par das normas de convivência. Entre os itens sugeridos, recomenda-se incluir cópias ou formulários de acesso ao regulamento interno e uma lista com nomes e contatos dos funcionários e administradores. No final das contas, porém, o conteúdo vai depender da criatividade de cada um.

“Essa é uma forma de inserir os novos condôminos às regras já estabelecidas”, expõe o gerente de relacionamento e novos negócios, João Luiz Malavazi. Segundo ele, muitos condomínios preparam os kits independentemente, sem qualquer envolvimento da administradora. Além de informações mais pontuais sobre o funcionamento do edifício ou conjunto de casas, também é possível incluir no kit uma pequena lembrancinha ou presente de boas vindas.

Plano de gestão – “A ideia de montar o kit de boas vindas veio para organizar e também para levar aos condôminos todas as informações necessárias, para que tanto quem está chegando como quem já é do condomínio conheça melhor o lugar”, conta Kelly Remonti, síndica há dez meses do Condomínio Residencial Top Village, localizado em Barueri (SP). A iniciativa também tem como objetivo melhorar a comunicação interna entre condôminos e funcionários.

O kit entregue aos moradores do Top Village é totalmente digital e contém os principais tópicos do regulamento interno. Ressaltar algumas regras, entretanto, não foi uma medida planejada para inibir os condôminos. “O estímulo inicial foi para marcar a nova gestão”, salienta Kelly. A síndica pretendia reduzir a quantidade de papel usado na impressão de formulários e do regulamento interno, que tem mais de 10 páginas. “Por isso reuni em um documento digital tudo o que os condôminos poderiam precisar, como nome dos funcionários e telefones úteis”, completa ela. O kit do Top Village também serve como um manual, pois é possível encontrar orientações sobre, por exemplo, o que é preciso fazer para reservar salões de festas e usar as churrasqueiras.

 Dicas para montar o kit de boas vindas:

  • “É essencial ser disponibilizado de alguma forma o regulamento interno. Cópias da ata de eleição do síndico e a última previsão orçamentária também são itens importantes de se conter no kit”, conta o gerente de condomínios Alberto Christof Ferreira
  • “É aconselhado ao síndico que deixe à disposição do novo morador alguma forma de contato, como telefone ou email, tanto seu como do zelador ou gerente predial e também da administradora. Devem ser passadas aos novos moradores as regras básicas do dia a dia do condomínio”, aconselha Ferreira
Fonte: iCondominial
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