20 de abril de 2015   Publicado por: Garante Araribóia

As plantas ideais para decoração do banheiro

De cactos a lírios. Veja quais são as plantas que melhor se adaptam ao ambiente úmido do lavabo ou do banheiro

Um dos cômodos mais importantes de uma casa é o banheiro. Uma maneira excelente de criar nele um ambiente agradável e bonito é o uso de plantas! Mas não é qualquer tipo de planta que se adapta bem ao ambiente úmido do banheiro ou do lavabo, por isso é importante escolher bem antes de comprar uma planta para esses locais.

O tipo certo de planta para o lavabo

Philodendron

É um gênero bastante diverso, também conhecido como Filodendro ou Imbé. No geral elas possuem folhas grandes, caules frágeis e coloração variada, que muda de acordo com cada espécie. Elas geralmente se adaptam melhor aos solos adubados e ficam mais vistosas com regas regulares. Muitos tipos são um pouco mais sensíveis ao frio e à falta de umidade. Esse tipo de planta tende a crescer mais lateralmente se não houver nenhum suporte vertical.

Zamioculcas zamiifolia

Essa é uma planta ornamental que suporta sombra, sendo ideal para cantos sem sol. O solo em que fica necessita ser drenado, com bastante matéria orgânica e regas reduzidas. Suas folhas brilhantes são uma das suas características mais marcantes.

O tipo certo de planta para o banheiro

Chamaedorea elegans

Essa é uma planta originária da Guatemala e do México, um tipo de palmeira de pequeno porte – que pode alcançar de um a dois metros -, com caule fino e ereto. É indicada para decorar banheiros por se adaptar bem a interiores e meia-sombra. Precisa de solo rico e adubado.

Raphis excelsa

Possui origem chinesa, sendo basicamente uma palmeira entouceirada e ereta. Seus vários troncos são finos e revestidos com fibras. As suas folhas palmadas lembram bastante um leque. Cai bem para ser cultivada em lugares iluminados, em vasos de interiores, e se dão muito bem com clima ameno e frio.

Spathiphyllum wallisii

É uma planta da família Liliaceae, originária da América Central. Essa espécie floresce de janeiro a março e também no mês de setembro. É preciso tomar cuidado ao cultivá-la, já que não pode ser exposta ao sol direto, já que os raios solares deixam as folhas amareladas. Solo úmido e adubação foliar duas vezes por mês são necessárias. Ideal para banheiros, é conhecida por purificar o ar, pois elimina componentes tóxicos e gosta de clima úmido.

Anthurium andraeanum

Essa planta é de origem colombiana e gosta de solo fértil e úmido. A parte que mais chama a atenção é confundida com a flor, mas na verdade é a espata da planta, que possui uma espiga no meio. O curioso é que os pontos que cobrem a espiga que são flores.

Trata-se de uma espécie resistente e colorida, sendo considerada ideal para enfeitar o banheiro com belas folhagens que caem muito bem com vasos decorativos que podem ter cores variadas.

Lírios

Muito popular, o lírio é uma ótima opção de planta decorativa para o banheiro, pois produz flores grandes, duráveis e bonitas. Uma das melhores características para ser instalado no banheiro é por ser muito perfumado.

Avenca

Essa é uma planta que transmite delicadeza que atrai muitas pessoas. Ela limpa o ambiente, e muitos acreditam no seu poder de tirar energia ruim de onde está.

A indicação para banheiros é por ser uma espécie que não precisa de luz direta, uma luz difusa já é suficiente para mantê-la vistosa. Terra úmida (desde que não se confunda com terra encharcada) é o mais recomendado. Tenha em mente que quanto maior a temperatura maior a necessidade de umidade.

Cactos

É a planta ideal para quem não tem tempo para cuidar, já que exige pouco cuidado e é de fácil manutenção. Cactos podem viver bem no banheiro, mas como o cômodo já possui certa umidade, regue-o com pouquíssima água, e somente se a terra estiver bem seca. O mais indicado é deixá-lo no local mais iluminado do banheiro.

As plantas podem ser ótimas aliadas a decoração do banheiro, além de serem essenciais para purificar o ar do local e manutenção da umidade. Tome os cuidados específicos para cada tipo de planta e seja compensado com um banheiro mais agradável.

Fonte: Imóvel Web

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>