20 de fevereiro de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

Aprenda a eliminar a sujeira acumulada dos rejuntes do banheiro

Em banheiros, os espaços entre os azulejos preenchidos pelo rejunte tendem a absorver muita sujeira com o passar do tempo, deixando a parede com aparência encardida. Para limpar com eficiência e obter um bom resultado é preciso usar os produtos corretos, deixá-los agir pelo tempo necessário e, depois, esfregar. A seguir, você confere o passo a passo elaborado pela professora do curso de limpeza e manutenção da casa da Unire Cursos Profissionalizantes, Cléo Santana.

Você vai precisar de:

- Panos para limpeza

- Escova de dentes (usada, em bom estado)

- Detergente neutro

- Água sanitária em borrifador

- Desinfetante em borrifador

- Esponja de fibra de aço ou fibra verde

- Duas esponjas comuns de limpeza

- Balde

- Copo plástico ou canecão

- Luvas de borracha

- Escova de lavar roupas com cerdas duras

Como fazer a limpeza:

Comece forrando o chão do banheiro com alguns panos de limpeza. Posicione-os junto ao ângulo formado entre a parede e o piso. Tal proteção serve para que os produtos usados para a higienização do rejunte tenham menos impacto sobre o piso e não danifiquem alguns revestimentos delicados, como o mármore. Uma ressalva: caso os rejuntes do seu banheiro sejam coloridos, não use água sanitária. Para limpá-los, basta molhar a superfície com água quente e utilizar saponáceo cremoso branco ou detergente neutro.

Agora, encha o balde com água e, com a ajuda de um copo ou canecão, umedeça a área a ser limpa. Ao ser umedecido, o rejunte vai absorver melhor os produtos de limpeza. Uma dica: a periodicidade da limpeza varia de acordo com a utilização do banheiro. Mas, em geral, a higienização quinzenal do rejunte é recomendável e suficiente.

Na sequência, borrife água sanitária sobre o rejunte e deixe o produto agir por 15 minutos. Se o produto comprado não estiver em um borrifador, adquira o recipiente, ele facilitará a aplicação, além de evitar o desperdício. Atenção: use sempre luvas ao utilizar elementos químicos. Botas de borracha também são recomendadas.

Passado o tempo do “molho”, com a esponja de fibra de aço ou de fibra verde, esfregue sobre os rejuntes com movimentos de vai e vem, até que a sujeira amoleça e comece a se soltar. Atenção! A água sanitária (hipoclorito de sódio) não deve ser misturada a outros produtos de limpeza! Mesmo quando utilizada de forma isolada, a solução requer cuidados para evitar intoxicações: mantenha o local sempre ventilado e evite o contato com os olhos.

A segunda rodada de limpeza é feita com a escova de lavar roupas de cerdas duras, pois ela ajuda na retirada da sujeira mais resistente. Para um bom resultado, vá molhando a escova e esfregue o rejunte novamente com movimentos de vai e vem.

Para as áreas menores, como as junções entre a pia e a parede ou os cantinhos de difícil acesso, utilize uma escova de dentes (que pode ser uma já usada e descartada). Ela facilita o alcance da sujeira localizada.

Quando perceber que o rejunte está limpo, coloque um pouco de detergente neutro numa esponja de limpeza de comum, mas antes de aplicá-lo sobre a parede, enxague a superfície e só então esfregue a esponja por todo azulejo, para retirar a sujeira que se soltou. Para limpar a pia, recomenda-se a utilização de outra esponja.

Após a limpeza com detergente, enxague mais uma vez a área que foi limpa. Na sequência, aplique o desinfetante, que também deve estar em um borrifador, por toda a área lavada.

E, por fim, seque a superfície com a ajuda de panos enxutos. Para deixar o banheiro todo em ordem, limpe as louças e o box como de costume, retire os panos de contenção do chão e lave o piso normalmente.

Fonte: UOL

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>