11 de setembro de 2015   Publicado por: Garante Araribóia

Apostando em bons negócios

Contar com a assessoria de uma imobiliária idônea é fundamental para promover segurança em transações comerciais de imóveis

Seja para comprar o primeiro imóvel ou em caso de grandes investidores imobiliários, contar com a assessoria de uma imobiliária idônea tende a ser fundamental para evitar “dor de cabeça futura” e garantir negócios feitos com segurança e transparência, com ambas as partes negociantes satisfeitas. Apontado pelo setor como principal benefício, a segurança é um item primordial do qual o cliente não deve correr o risco de abrir mão na hora de comprar, vender ou locar um imóvel.

“Infelizmente, é comum recebermos relatos de pessoas que decidiram fazer o negócio por conta própria e chegaram a perder as economias de uma vida toda, principalmente devido à documentação falsa e falhas ou não existência do contrato de compra e venda”, observa o sócio-proprietário Marcos Moura, da Imobiliária Mônaco, que atua em Londrina há 40 anos. “Negociar um imóvel exige uma série de detalhes e cabe à imobiliária orientar bem o cliente, checar toda a documentação, de ambas as partes, fazer uma avaliação correta do imóvel, sempre buscando agir com transparência e imparcialidade para que os clientes fiquem satisfeitos” acrescenta Moura.

O mesmo alerta também é feito pelo diretor comercial Alexandre Moretto, da Imobiliária Santamérica, em atividade desde 2001: “Acredito que o maior desafio é demonstrar o perigo que é realizar qualquer negócio sem a interferência de uma imobiliária séria e de renome para clientes compradores, vendedores, locatários e locadores”, afirma. “Como a segurança é algo de extrema importância, muitas vezes checar todas a informações demanda um certo tempo e o processo acaba não sendo tão ágil como os clientes gostariam, mas isso é necessário para um bom negócio, seguro e satisfatório”, complementa Moretto.

Dentre as orientações mais comuns referentes à documentação estão confirmar na origem a procuração para evitar o risco de que seja fraudulenta; no caso de proprietários de imóvel em Londrina que moram fora daqui, retirar certidões pessoais tanto em Londrina quanto na cidade em que estão residindo; exigir vistoria do imóvel e fazer levantamento condominial do imóvel para checar se não há inadimplência e pendências de taxas de água, luz e impostos. Verificar a situação do imóvel junto à Receita Federal também é um item considerado fundamental. Nas duas imobiliárias consultadas, a locação predomina nas negociações realizadas.

OSCILAÇÕES DO MERCADO

Na opinião de Moura, lidar com as oscilações econômicas do País nos últimos meses está sendo o maior desafio para quem está no ramo imobiliário. “Isso acaba refletindo diretamente nas avaliações do mercado imobiliário e o corretor deve orientar devidamente o cliente, sem criar ilusões. Imóvel ainda é um investimento seguro, mas que em determinado momento pode não ter a liquidez desejada. É muito importante que o cliente possa contar com profissionais atentos que tenham um ‘olho clínico’ para prestar a orientação adequada. São detalhes que fazem muita diferença”, ressalta.

Secovi sugere consulta prévia

O Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), de Londrina, também considera importante a atuação das imobiliárias devidamente credenciadas para promover segurança às negociações de compra, venda ou locação de imóveis.

“As imobiliárias fazem uma prestação de serviço que exige cuidados especiais, principalmente na parte jurídica da documentação, e é fundamental que as pessoas façam uma pesquisa de mercado ou procurem indicação antes de darem início ao processo de negociação”, orienta o vice-presidente do Secovi-PR/Londrina, Nestor Correia.

“O ideal seria que as pessoas tivessem essa atitude preventiva para evitar problemas, mas não é o que costuma acontecer, infelizmente. De modo geral, somos procurados quando os prejuízos já ocorreram, principalmente nas negociações avulsas”, reconhece.

Outra vantagem apontada por ele com a contratação de uma imobiliária idônea é referente ao valor negociado do imóvel. “As imobiliárias mais experientes têm uma ‘vivência’ e corretores profissionais com condições de orientar sobre o preço justo de mercado. Podem oferecer uma assessoria qualificada”, ressalta.

Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-PR), atualmente há 194 imobiliárias credenciadas em Londrina. (A.P.N.)

Fonte: Folhaweb

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