20 de dezembro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Álcool não deve ser usado como produto de limpeza

Muitas pessoas utilizam o álcool como produto de limpeza. No entanto, seu uso não se justifica. Produtos específicos para fazer a limpeza, como um detergente ou limpador geral, possuem ação bactericida, preservando móveis, equipamentos e utensílios e não é inflamável. O álcool não age diretamente como agente de limpeza, apesar de muitas pessoas acharem que ele é melhor para limpar vidros, mesas, equipamentos de informática, móveis em geral. O uso inadequado pode trazer riscos a saúde e danificar móveis.

Segundo o diretor Eraldo de Melo da empresa de serviços gerais Conservar, o uso doméstico do álcool no Brasil é considerado um dos maiores do mundo. “Muitos escritórios e residências utilizam álcool como agente de limpeza. O uso desse produto em contato com fórmicas, borracha, acrílico, cola e superfícies de componentes eletrônicos, por exemplo, o álcool pode danificá-las. Em relação à saúde, o produto pode causar ressecamento da pele, se aplicado sem luvas, alergias são causadas devido à sensibilidade específica de cada pessoa, e é altamente inflamável, podendo provocar acidentes”, explica.

Se a utilização for realmente necessária, o mesmo deve ser armazenado em área bem ventilada, esta condição nem sempre está disponível nas empresas. “Algumas empresas deixam o álcool a exposição, isso facilita para um possível acidente. Se ocorrer algum circuito elétrico e o álcool estiver próximo demais, pode ocorrer um incêndio”, disse Eraldo.

Antes de usar qualquer tipo de produto, é necessário prestar atenção nas informações da embalagem para saber para que servem e onde podem ser usados de forma correta, sem correr o risco de danificar os objetos. O álcool em gel etílico em concentração 70% pode ser encontrado facilmente nos supermercados. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), esse álcool possui ação desinfetante intermediária. No entanto, o acondicionamento,  a diluição e a aplicação limitam sua eficácia como desinfetante. A própria embalagem do álcool em gel nos orienta a deixar o produto em contato com a área a ser desinfetada por dez minutos.

Utilizando álcool na limpeza

O álcool evapora rapidamente, ele possui pouca ou nenhuma atividade residual em superfícies. Não basta passar rapidamente um paninho, é importante umedecer o pano ou aplicar diretamente o produto na superfície do objeto.

Opte pelo produto em gel, assim você poderá evitar acidentes domésticos. Faça sempre pequenos testes antes de aplicar qualquer produto, dependendo do material, o álcool pode manchar facilmente o objeto.

Fonte: Paranáshop

 

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>