30 de julho de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Ácaros: saiba onde se escondem e como acabar com eles

O acúmulo de matéria orgânica estimula o desenvolvimento dos ácaros

Capazes de provocar incômodos enormes, os ácaros são uma das características das estações mais frias, quando a casa fica fechada e úmida. Mas, para evitar a sua proliferação, são necessários cuidados o ano todo, pois eles podem estar em quase todos os locais da casa.

Visíveis apenas por microscópios, os ácaros se alimentam de material orgânico, ou seja, das células mortas que perdemos ao longo do dia. Por isso, se proliferam onde existe a maior parte desse material, como travesseiros, colchões, cobertores, edredons e cortinas. Onde há poeira, pode haver ácaro.

Limpeza

O segredo para reduzir a quantidade de ácaros e, consequentemente, os danos que eles podem causar – como crises de asma, bronquite, rinite e coceiras – não tem nada de misterioso: é a higienização.

No caso dos travesseiros, em apenas dois anos um terço do seu peso é de ácaros acumulados nele. É assustador, mas isso ocorre porque no travesseiro se acumula muita matéria orgânica pelo nosso contato.

A limpeza desse item é muito importante, mas ela não deve ser feita de qualquer forma. O ideal é uma lavagem a seco, pois durante a secagem da água em uma lavagem normal, o travesseiro esquenta e se torna um ambiente ideal para que os ácaros se reproduzam. No entanto, o mais indicado é trocar o travesseiro a cada dois anos e usar uma capa, que pode ser lavada frequentemente.

O carpete e as cortinas são outros locais onde os ácaros podem se acumular. O uso do aspirador frequente e a lavagem normal das cortinas com pequenos intervalos pode amenizar o problema.

As colchas que ficam sobre a cama durante o dia também devem ser trocadas na hora de dormir. Isso evita que as partículas que se acumularam durante o dia fiquem em contato com a pele, reduzindo a chance dos incômodos. As almofadas e colchões também devem ser higienizados semanalmente com um aspirador. Trocar os filtros do ar-condicionado quando estiverem sujos é outro dever de quem quer acabar com os ácaros em casa.

Colocar os objetos ao sol é bom porque reduz a umidade, mas é importante aspirá-los depois para retirar os resíduos que se acumularem.

Solução caseira

Para reduzir a quantidade de ácaros em casa a principal arma é a higienização, além de evitar materiais que propiciam o seu desenvolvimento. Mas uma solução caseira pode ajudar, reduzindo em até 87% o número de ácaros. Anote a receita: misture 200 ml de vinagre de vinho branco em 4 litros de água e aplique com uma escova ou um pano em persianas, sofás, cortinas e carpetes.

Fonte: Revista Pense Imóveis

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>