2 de dezembro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

Academias em condomínios viram moda em Fortaleza

Ter uma academia ou espaço para a prática de exercício físico no próprio prédio tem sido facilidade cada vez mais comum. O conforto deve ter a parceria de um profissional qualificado

A distância de casa até o local da atividade física é transposta por um elevador ou alguns lances de escada. E, assim, colocar os exercícios na rotina cotidiana se torna mais fácil. A cada dia, mais pessoas transformam os próprios condomínios em locais de exercício, seja usando as academias equipadas, seja adaptando outros locais para a movimentação que faz bem para o corpo e oferece mais qualidade de vida.

No condomínio de Denise, Regina, Marlene e Fátima, o grupo que tem dez mulheres se encontra de segunda a quinta para aulas com o profissional de educação física Thiago Felipe Elétrico, como é conhecido. E o interfone é sempre acionado para dar a força a alguma companheira que se deixa atrasar pela preguiça. Dessa forma, o salão de festas do condomínio ganha música, equipamentos simples e séries de exercícios que fazem bem à saúde de uma forma geral das alunas fieis.

Segundo Thiago, a procura para atuar em condomínios tem crescido muito e representa hoje o principal espaço de trabalho dele. Thiago opina que, muitas vezes, os objetivos são alcançados mais rápido, pelo acompanhamento mais próximo do personal e pela frequência que a comodidade de estar tão perto de casa permite.

Seja em salões com equipamentos simples que ele mesmo leva ou em academias equipadas nos condomínios, as aulas são direcionadas para as necessidades dos alunos.

“Com a correria do dia a dia, é muito mais fácil desse jeito. Não tem trânsito”, comenta, indicando que o principal argumento de quem o procura é a falta de tempo para a mobilidade entre a casa e outros locais de exercícios.

Denise Marinho faz parte do grupo desde o começo, há mais de três anos, e ressalta a segurança e o conforto de se exercitar quatro vezes por semana no local de morada.

Criatividade

O professor do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Adriano Loureiro, opina que a maioria das pessoas pode ter um bom programa de treinamento dentro dos condomínios. Ele comenta que, mesmo com menos aparelhos do que as academias tradicionais, quem opta por usar esses espaços nos prédios conta com a criatividade dos profissionais da área, que podem elaborar uma grande variedade de exercícios de acordo com a necessidade dos alunos.
Segundo ele, além das academias equipadas dentro dos prédios, escadas, salões amplos que possibilitem a realização de exercícios funcionais, piscina, quadra e gramado são outros espaços que podem ser usados, além de utensílios, portáteis que são usados para diversos tipos de exercícios levados pelos profissionais contratados.

Fazer atividades físicas em condomínios exige alguns cuidados. Confira dicas:

O acompanhamento de um profissional de educação física é importante para direcionar a atividade.

Manter a disciplina e a frequência de exercícios é essencial para alcançar os objetivos desejados.

Variar os treinamentos de acordo com a orientação do profissional de educação física é um incentivo extra para a rotina de exercícios.

Além dos equipamentos disponíveis nas academias dos condomínios, os profissionais de educação física podem oferecer série de equipamentos portáteis que possibilitam diversos exercícios para os alunos.

O estado dos equipamentos das academias nos condomínios depende do bom uso dos condôminos, por isso, estabelecer indicações de uso e convívio pode ser importante para o espaço.

A sala onde o exercício é realizado deve ser arejada.

O uso de aplicativos nos celular vem se tornando comum para quem busca qualidade de vida por meio dos exercícios e alimentação. Especialistas alertam que tais ferramentes devem ser complementares ou curiosidade e nunca devem substituir a orientação profissional.

Fonte: O Povo

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>