Um condomínio é equivalente a uma empresa e a falta de um planejamento é como um navio sem “norte” , fica a mercê do vento. Há cerca de 2 mil anos o escritor e filósofo romano Sêneca já dizia: “Não há bons ventos para quem não sabe para onde vai”.
A preparação de um plano de ação pelo síndico é indispensável. Nada impede que a proposta seja por período superior a sua própria gestão. É inadmissível que ainda tenhamos candidatos ao cargo, quer morador voluntário, quer profissional contratado lançando como plataforma exclusivamente reduzir o valor da taxa condominial, sem previa análise ou plano de trabalho.
A falta de planejamento ocasiona, via de regra, descontinuidade de projetos, obras inacabadas e, em especial, a surpresa de cada período de mandato estar sujeita à individualidade do gestor.
A atuação do síndico no condomínio não pode depender de motivações políticas. Obras não podem ser paralisadas e planos alterados apenas para evitar que a continuidade dê visibilidade ao gestor anterior. Desconsiderar a necessidade das mesmas ou a sua importância por questões que não representem a vontade da maioria é retroceder e acumular ao patrimônio comum prejuízos no presente e no futuro.
Um planejamento bem elaborado impedirá surpresas e, se aprovado pela maioria dos condôminos, terá validade e garantia de execução até que uma nova assembleia geral a altere ou complemente. Um bom plano prevê inclusive revisões periódicas das ações propostas, para que dessa forma possam ser permanentemente reavaliadas suas prioridades e atender a eventuais necessidades inesperadas ou antecipadas.
O que deve conter um plano de gestão:
Importante : é indispensável organizar antes de iniciar os trabalhos, todos arquivos de documentos do condomínio: contratos em vigor, balancetes, documentos trabalhistas, todas as plantas da edificação e todos os documentos que atendam a legislação em vigor. Com essa organização é que se obterá a maioria das informações necessárias a elaboração do plano.
Finalmente, não menos importante, é determinar os prazos para cada uma das etapas do planejamento.
Um plano bem elaborado não só destaca o trabalho do síndico com transparência e participação, mas principalmente beneficiará todos os que possuem seu patrimônio no empreendimento.
Fonte: SindicoNet