21 de fevereiro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

A importância da luz de emergência

Todo material elétrico necessita manutenção regular, especialmente, se forem equipamentos ligados à segurança, caso das luminárias de emergência, que têm a função de iluminar ambientes nos apagões, por exemplo.

Uma empresa de iluminação alertou para a importância da manutenção desses produtos, mesmo que sejam pouco utilizados. Indispensáveis em hospitais, condomínios residenciais e comerciais as luminárias de emergência garantem a evacuação segura do local. Funcionam com bateria que deve ficar continuamente conectada à energia elétrica para o seu carregamento e utilização no momento necessário.

Sua manutenção periódica é recomendada pela norma NBR 10898, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que define os parâmetros para instalação desses equipamentos, e obrigatória pelo Corpo de Bombeiros. Cabe ao síndico ou ao proprietário do imóvel garantir suas condições de utilização.

Gilberto Grosso, diretor comercial da fabricante de luminárias de emergência, explicou que devem ser verificadas as condições das lâmpadas, fusíveis e disjuntores; o nível de eletrólito; a data de validade e as tensões da bateria; condições das tomadas, da fiação e dos comandos; ocorrência de infiltração de água junto às instalações; e realizar o reparo ou substituição de componentes danificados.

A verificação do sistema deve ser realizada por profissional habilitado e é indicado, ainda, que se faça uma simulação mensal de falta de energia para averiguar se as luminárias acionam corretamente. “É importante que se faça manutenção preventiva e corretiva, com a troca da bateria a cada ano, que perde autonomia gradualmente”, concluiu Grosso.

Fonte: Folha do Condomínio


sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>