1 de abril de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

A importância da limpeza da calha

A falta de cuidados com o sistema de captação de águas pluviais pode comprometer a qualidade da residência, com o surgimento de infiltrações, alagamentos e umidades. O problema, segundo o engenheiro civil Flávio Figueiredo, se agrava no período das chuvas. Ele afirmou, no entanto, que através de uma medida preventiva simples, a limpeza do sistema de calhas e condutores pluviais, “mas muitas vezes esquecida”, o risco pode ser evitado.

Embora possa parecer óbvio, o engenheiro explicou que nunca é demais relembrar que nas residências é pelo telhado ou cobertura dos imóveis que o sistema escoa a água da chuva, com os condutores sendo responsáveis por seu direcionamento à rede pública. “É preciso manter o sistema limpo e em bom estado de conservação, para assegurar seu bom funcionamento”, disse.

O acúmulo de sujeira, como folhas, pode resultar em entupimento, com infiltrações e até em alagamentos, alertou Figueiredo. “São problemas que podem ser solucionados, facilmente. Basta retirar os resíduos que estão na superfície da calha e desobstruir os condutores”, orientou o engenheiro.

Ele complementou que essa atividade de manutenção e limpeza precisa ser rotineira e a periodicidade depende das características do sistema, da idade da edificação e do grau de risco existente em cada caso.

Fonte: Folha do Condomínio

sem comentários publicado em: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>