7 de outubro de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

A importância da iluminação natural para a sua casa

Além de evitar problemas estruturais na casa, a luz natural pode ajudar até na diminuição da conta no final do mês

Acordar com o sol da manhã batendo entre as cortinas, tomar café numa sala iluminada e curtir aquela brisa fresca da manhã em dias quentes… Pode até parecer narração de comercial de margarina, mas deveria ser a sua realidade. E conseguir esse cenário quase paradisíaco no meio da cidade, não é assim tão difícil. Independentemente da sua casa ter janelas grandes ou pequenas, é possível utilizar a iluminação natural e usufruir os benefícios dela.

Se você tem plantas em casa, sabe a importância de ter uma iluminação natural. Não basta colocar água e tratar com carinho, a luz do sol é essencial para que as plantas cresçam fortes e saudáveis e com você não é diferente. Ao aproveitar a iluminação natural, o uso da energia elétrica é diminuído, afinal não são mais necessárias todas aquelas luzes ligadas. Além de manter o conforto térmico por estar aquecida pelo sol, seu bolso agradece no final do mês os interruptores desligados por mais tempo. Claro que, infelizmente, nem todo mundo dispõe de boas entradas para a luz natural, mas existem alguns truques que podem a melhorar a iluminação da sua casa.

Ambientes pequenos

Um dos grandes problemas para conseguir uma boa iluminação é ter janelas pequenas. Para potencializar a iluminação que entra por elas, pinte as paredes com cores claras. Hoje existem no mercado tintas com micropartículas refletoras, essa tinta é ótima para ambientes pequenos ou pouco iluminados. Por causa dessas micropartículas a captação da luz é maior, é como se a parede brilhasse um pouquinho cada vez que o sol bate nela. Pisos claros e de porcelanato também são indicados para aumentar a claridade do ambiente. Se as paredes onde há a incidência do sol estão atrás de móveis, prefira móveis brancos com pinturas foscas. Quanto mais branco e bege nos móveis, paredes e pisos, maior será a sensação de boa iluminação. Para as cortinas, tecidos leves e transparentes também ajudam a diminuir o impacto do sol forte, mas mantém o ambiente claro.

Outro truque muito fácil de ser feito e que garante uma boa iluminação é um jogo de espelhos próximos a janelas e portas. Coloque espelhos em locais estratégicos para que um possa refletir a luz do outro. Além de dar a sensação de amplitude, por dar a ilusão de um ambiente maior, as entradas de luzes se duplicam e multiplicam a claridade do ambiente.

Posição solar do imóvel

Você sabe o que é a posição solar de um imóvel? Ela é conhecida como o “horário de sol”. Mais do que influenciar a intensidade do calor nos dias de verão, essa informação define se o imóvel terá uma boa entrada de luz natural, atente-se a ela ao alugar ou comprar um imóvel. Se este é seu caso e o imóvel está numa posição solar ruim, tem pouca ou nenhuma incidência de sol, ter plantas próximas às janelas e portas ajudam a captar a luz do sol e melhoram a circulação do ar dentro de casa.

Para as paredes sempre dê preferência para tons claros e, em ambientes pequenos deixe-as o mais livres possível, assim a claridade irá refletir melhor.

Fonte: Imóvel Web

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>