26 de agosto de 2015   Publicado por: Garante Araribóia

5 dicas para organizar a despensa da casa

Olho na validade dos produtos, organização para deixar cada alimento com sua categoria e limpeza são pontos essenciais 

Nem todo mundo tem em casa, um espaço ou cômodo dedicado ao armazenamento de alimentos, as conhecidas despensas, e muitos utilizam o próprio armário da cozinha para isso. Mas, qualquer que seja o espaço que você tenha disponível para guardar os alimentos consumidos pela família, o cuidado com o armazenamento é indispensável para evitar qualquer processo de deterioração ou modificação do produto original. Organizar a despensa da casa é essencial para facilidades no dia a dia.

Porque com alimento não se brinca! Estas dicas vão ajudar a manter a ordem e tudo dentro das condições de consumo.

1 – Fique de olho na validade: quem costuma fazer estoque de alimentos tem que estar sempre de olho nos prazos de validade dos produtos, pois às vezes, a compra já foi feita há muito tempo e o produto não utilizado. Não consuma alimentos vencidos, pois podem causar sérios problemas de intoxicação alimentar.

d1

2 – Não ao desperdício: para evitar desperdícios e também facilitar a elaboração da lista do supermercado, faça o inventário do seu estoque regularmente (por semana ou quinzena). Elabore uma planilha com os produtos que costuma consumir, contabilize o estoque e, se você for uma pessoa bem organizada, toda vez que utilizar um produto, “debite” o item do inventário. Com isso, você conseguirá acompanhar o estoque com mais facilidade e saber exatamente os produtos que deve repor em um nova compra. E priorize utilizar os produtos com vencimento mais próximo.

d2

3 – Mantenha tudo em ordem: utilizar cestos organizadores (plásticos, fibra, metal, etc) são uma boa opção para manter tudo em ordem, seja na despensa ou dentro do armário. Separe os itens por categorias, por exemplo: enlatados, farináceos, grãos, doces, bebidas, etc. Isso facilita o dia a dia da cozinha. Alimentos em sacos plásticos, tipo farinha, grãos, açúcar, arroz, feijão, entre outros, depois de abertos, devem ser acondicionados em potes com tampa e empilháveis (para otimizar o espaço), evitando a entrada de umidade e de carunchos, que se alimentam destes tipos de produtos. Identifique os potes com o tipo de alimento e a data de vencimento do produto, para facilitar o controle.

d3

4 – Limpeza é essencial: mantenha sempre limpo o local de armazenamento dos alimentos, para evitar o aparecimento de bichinhos indesejáveis. Se tiver produtos com carunchos, elimine imediatamente o produto e faça uma limpeza geral na área de armazenamento, com pano seco ou úmido com vinagre branco (neste caso, deixe as portas do armário abertas para secar completamente antes de voltar com os alimentos), pois se sobrar algum caruncho no armário, eles vão furar outro pacote para se alimentarem. Agora, se aparecerem outros animais como formigas ou baratas, o ideal mesmo é fazer uma dedetização com empresa especializada.

d4

5 – Planejar é preciso: se você não tem espaço para manter um estoque mínimo de alimentos, o planejamento é fundamental. Elabore o cardápio semanal e a partir daí, você já saberá quais produtos precisará para aquele período. Com isso fica mais fácil ir ao supermercado com a sua lista do que precisa comprar. Isso evite o desperdício e colabora para uma rotina mais tranquila na hora de cozinhar, que dever ser uma atividade prazerosa.

d5

Fonte: ImovelWeb

 

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>