22 de julho de 2013   Publicado por: Garante Araribóia

10 plantas para decorar e que não requerem muito cuidado

Espécies são resistente à pouca iluminação de alguns apartamentos e ficam bem sem água (ideal para os esquecidos)

Você ama plantas, mas toda vez que insiste em comprar uma para seu apartamento, elas acabam morrendo? Calma, tem solução! É só uma questão de encontrar a planta certa. Entre as espécies ideais para se usar na decoração dentro de casa, há opções que são bem resistentes à falta de ventilação e iluminação, e que podem ficar dias sem água.

A arquiteta e paisagista Daniela Sedo sugere que, para ambientes escuros e sem ventilação, o morador opte por espécies de sombra, como bambu da fortuna, licuala e toda a família de cactos. Segundo ela, como estes tipos não suportam a incidência direta da luz do sol em suas folhas, elas acabam sendo uma boa opção para quem não tem boa iluminação natural em casa.

— As espécies de sombra não podem ser regadas todos os dias. Sua rega é feita de uma a duas vezes por semana, e sua folhagem tem de ser limpa com um pano úmido, para não ficar com muita poeira — explica Daniela.

Roselaine Faraldo Myr Sekiya, docente técnica em Paisagismo do Senac Santa Cecília (SP), acrescenta às opções a violeta e a kalanchoe, que não precisam de muita iluminação. Outra dica dela são as pimentas que, além de ornamentais, não precisam (aliás, nem devem) ficar expostas diretamente ao sol.

Em relação ao lugar da casa, Daniela sugere que as plantas fiquem nas varandas onde, geralmente se tem mais espaço e ventilação.

— As salas também são uma boa opção, pois geralmente é o maior lugar da casa. O importante é saber que as plantas não podem ser encostadas na parede, suas folhas precisam de espaço.

Bambu da fortuna ou dracenas

Até podem ficar no sol, mas dependendo do tipo resistem bem em locais só com luzes artificiais. A espécie é perfeita para quem sempre esquece de regar a planta, pois sobrevive muito bem ao tempo de ar seco sem rega, sem sequer murchar.

Cacto Mandacaru

Pode (e precisa) ficar no sol e em área ventilada. Resiste meses sem água, embora o indicado seja molhar a terra do vaso a cada 15 dias.

Samambaia

Não pode ficar no sol, pois queima. Aguenta períodos de seca e ar seco, mas o ideal é molhá-la, ao menos, uma vez por semana.

Aspidistra

É a top das plantas resistentes. Aguenta diferentes tipos de temperatura, inclusive calor extremo e geada.

Kalanchoe

É resistente ao calor a à pouca água. O ideal é que fiquem em lugares luminosos da casa, como a varanda.

Violetas

Não pode ter luz direta sobre ela. A rega pode ser de uma ou duas vezes por semana. Não molhe as folhas nem as flores para não murcharem.

Orquídeas

Pode ser regada uma vez por semana e, quando estiver com flor, a cada 15 dias. Mas não é uma rega comum. A dica é colocar o vaso embaixo de uma torneira, em água corrente, por alguns segundos. Depois deixe o vaso escorrendo dentro da pia, até que pare de escorrer. A luz não pode ser direta do sol.

Licuala

Precisa de luz, mas não deve ficar exposta diretamente ao sol. Para regar, borrife água em suas folhas.

Avencas e begônias

O ideal é colocar água no prato destes vasos uma vez por semana. A terra que está no vaso ficará em contato com a água do prato e absorverá gradativamente a umidade.

Fonte: O Globo

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>