22 de abril de 2016   Publicado por: Garante Araribóia

10 Dicas para economizar água no condomínio

Com o grande crescimento da população mundial, o aumento do consumo de água é inevitável, e cada vez mais aparecem notícias de pessoas sem saneamento básico, ou com falta de água, vivendo em situações precárias. Isso tudo se deve ao crescimento desenfreado e sem planejamento das cidades. A água é usada para tudo na nossa rotina. Isso, por consequência, leva a população a desperdiçá-la. Este desperdício pode ser percebido nas higienes pessoais, como por exemplo em um simples banho ou ao lavar as mãos e escovar os dentes. As atividades domésticas também geram desperdício, na limpeza das casas, ou até mesmo ao lavar a louça. Não temos a noção do quanto de água desperdiçamos. Para tanto, é importante salientar que ao deixarmos uma torneira aberta por um minuto, esta pode gastar de 12 a 20 litros de água em média.

Sendo assim, aqui vão 10 dicas que podem ser implementadas para economizar água em seu condomínio.

  • Ter horários para regar os gramados, a grama deve ser regada pela manhã ou pela parte da tarde, evitando sempre o sol.
  • Reaproveitar a água do banho, é bem comum deixar a torneira aberta do chuveiro para que a água fria saia até que venha a água quente. Para evitar este desperdício, é interessante usar um balde para coletar a água fria.
  • Banho consciente, para que haja uma economia de água na hora do banho é aconselhável que a pessoa se ensaboe com o registro fechado.
  • Uso da máquina de lavar roupa / louça, usar somente quando as mesmas estiverem cheias, assim evitando o desperdício de água.
  • Escovando os Dentes / Lavando a louça, sabendo que uma torneira aberta libera de 12 a 20 litros de água por minuto, abra a torneira somente quando for necessário.
  • Xixi no banho, fazer xixi no banho economiza 1 descarga por dia, que equivale a 12 litros de água.
  • Lavando frutas, verduras e legumes, utilize uma panela assim economizando muitos litros que seriam gastos com a torneira aberta.
  • O uso de aeradores no bico das torneiras, com o uso de aeradores uma toneira chega a economizar de 3 a 18 litros de água por minuto.
  • Lavar o carro com balde, lavar o carro com uma mangueira gasta certa de 560 litros de água em 30 minutos, com um balde esse gasto é minimizado drasticamente.
  • Regar as plantas com regador, ao invés de mangueira.

Fonte: seucondominio.com.br

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>