13 de agosto de 2014   Publicado por: Garante Araribóia

10 dicas para conservar seus móveis de madeira

Material é mais resistente que a maioria dos outros móveis de MDF, mas é necessário um cuidado específico.

Todo mundo tem em casa pelo menos um móvel feito de madeira. Mas, o que pouca gente sabe é que esse material requer cuidados mais do que especiais na hora da limpeza. A higiene não só garante a vida longa da madeira como a protege de pragas naturais, como o cupim. Pensando nisso, separamos 10 dicas aqui para que você cuide bem dos seus móveis e os deixem sempre bonitos como novos, mesmo com muitos anos de uso. Confira!

Nunca exponha o móvel ao sol

A luminosidade excessiva estraga a madeira e pode deixar o móvel descolorido, a não ser que você esteja procurando um efeito envelhecido. Caso haja uma janela próxima, instale uma cortina para evitar que raios ultravioletas atinjam a madeira.

Não deixe nada quente em cima dele

Panelas quentes sobre a mesa queimam e mancham a madeira. O ideal é sempre usar uma toalha ou jogos americanos para proteção contra as variáveis térmicas.

Preste muita atenção aos produtos de limpeza

Muitos produtos de limpeza são abrasivos e podem manchar ou até arranhar o móvel. Pano seco ou levemente umedecido em água com sabão neutro é o mais indicado, contanto que você o seque muito bem depois. Se puder usar um secador, o serviço vai ficar muito melhor.

Água e madeira não combinam

Mantenha o seu móvel longe da água, que estuga e dilata a madeira. Umidade também é prejudicial a sua conservação. Mantenha sempre o seu móvel longe da parede pelo menos três centímetros para que haja circulação de ar e ele não tenha contato com possível umidade.

Não exagere no peso colocado sobre o móvel

O peso pode vergar a madeira. Distribua-o de maneira uniforme, evitando colocar coisas de um lado só.

Cera de abelha é uma boa pedida

A cera de abelha é muito indicada por especialistas para proteger a madeira. Além disso, ela preenche pequenas ranhuras. Caso opte por produtos de limpeza, certifique-se que não tenham solvente na fórmula.

Cuidado com o pano que utiliza na limpeza

Os panos também são detalhes importantes da limpeza da madeira. As flanelas – aquelas laranjas – são as mais indicadas, pois não soltam fiapos e nem arranham a superfície. Separe um pano só para esse fim.

Não deixe o móvel em contato com a terra

Móveis de jardim não devem ter contato direto com a terra, já que podem apodrecer ou sofrer ataques de insetos, como cupins e outras pragas. Para as madeiras de demolição, os móveis devem receber uma camada de verniz protetor.

Nunca arraste o seu móvel

Carregue o seu móvel sempre para não comprometer a sua estrutura. Isso vale especialmente para guarda-roupas, que ficam facilmente com as portas desreguladas e ferragens danificadas. Recomenda-se desmontar o móvel e fazer a montagem de novo, mesmo que isso dê mais trabalho.

Manutenção é muito importante

Por fim, faça manutenções regulares nos parafusos, dobradiças e portas para conservar o uso por muito tempo.

Alguns móveis, além de serem úteis, trazem uma história sentimental para o dono. Uma cômoda que foi herança de uma avó, uma cama como presente de casamento. Não importa a origem, mas a durabilidade atravessa gerações se respeitados esses cuidados.

Fotos: Houzz

Fonte: ImovelWeb

sem comentários publicado em: Notícias
Não há palavras-chave associadas com este artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>